Como ganhar dinheiro com seu Software/Programa

E ai pessoal, tudo beleza?

Nesse post vamos falar a respeito de como um programador pode ganhar dinheiro trabalhando como freelancer ou vendendo seus projetos para outros utilizarem. Bora lá!

 

1 – Programador Freelancer

Os empregos de TI são os mais numerosos quando se trata de trabalho autônomo.

O que implica que, se você tiver habilidades como programador, poderá facilmente se tornar um freelancer e ganhar dinheiro com programação.

Existem plataformas na internet que permitem o acesso a diversos projetos por conta própria.

Como um programador novato, essa é uma ótima maneira de colocar seu conhecimento em prática e ganhar dinheiro rapidamente.

Se você se deparar com uma oferta que lhe interessa e cujas habilidades exigidas estão de acordo com seus conhecimentos, tudo o que você precisa fazer é se inscrever e pode ser selecionado para realizar determinados trabalhos de programação.

É importante especificar que a remuneração recebida por esse tipo de serviço depende principalmente do tempo de execução do projeto.

Portanto, é importante que este fator seja incluído em sua inscrição, pois pode ser a sua chance de ser selecionado.

Plataformas como freelancer.com, fiverr.com, Workana.com99Freelas,  ou mesmo Envato Market oferecem oportunidades diárias para programadores como você que são novos na profissão.

 

2 – Criando um curso e vender na internet

Foi-se o tempo que para montar um negócio e ganhar dinheiro com programação era preciso muito investimento inicial e muita burocracia.

Hoje a internet permite que você venda facilmente os seus conhecimentos para outras pessoas interessadas em qualquer lugar do mundo.

Plataformas como a Hotmart, Eduzz, Udemy, permite que você crie seu próprio curso online e o coloque à venda em apenas alguns dias.

Estas plataformas dispõem de ferramentas, treinamentos e tudo mais que você precisa para começar seu próprio negócio na internet e ganhar dinheiro com programação

É possível criar um curso em vários formatos e direcioná-los para vários públicos diferentes, você pode desenvolver desde um e-book, uma planilha, um curso em vídeo aulas, uma consultoria online, entre tantos outros.

O melhor de tudo isso, é que você não precisa investir um único centavo, basta colocar em prática os seus conhecimentos e focar em desenvolver um conteúdo de qualidade, um curso que possa de fato ajudar os outros.

Quanto ao marketing e a divulgação, as próprias plataformas se encarregam de fazer isso para você em troca de uma pequena comissão nas vendas.

 

3 – Criar um software e vender na internet

Os Softwares são ferramentas indispensáveis tanto para pessoas físicas como para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Estes programas podem variar de acordo com a necessidade do cliente e do problema que você se proponha a resolver.

Como programador novato(a), você pode focar em desenvolver softwares úteis que possa ajudar a resolver problemas simples como por exemplo:

  • Um software médico para agendar consultas;
  • Um software de controle financeiro;
  • De controle de estoque e almoxarifado;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Gestão de frotas e logística;
  • Entre outros.

Após desenvolver e licenciar o seu novo software, você pode facilmente vendê-lo na internet. Plataformas como MercadoLivre, Envato Market, ClickBank, permite que você registre gratuitamente seu produto e o venda normalmente aos interessados.

Outra excelente dica para vendê-lo pela internet, é criar vídeos tutoriais sobre o seu funcionamento e publicá-los no youtube.

Também, crie uma página do produto no Facebook, Instagram e principalmente no Linkedin, desta forma, estará aproximando seu novo produto de novos clientes.

É possível vender assinaturas, licenças vitalícias ou mensais e gerar uma boa renda recorrente.

 

4 – Criar um site ou app e vender publicidade

Quando falamos em programação, a coisa mais natural que vem a nossa mente, é a criação de sites e aplicativos móveis. Mas, porque não tem ter seu próprio site ou app e vender anúncios nele?

Embora essa seja a essência do trabalho de um programador, desenvolver software definitivamente não é a única maneira de ganhar dinheiro quando você está apenas começando.

Se você tem algum conhecimento ou dicas para compartilhar, você sempre pode criar um blog ou site onde fale sobre sua paixão ou sua tecnologia favorita.

Além de ganhar ganhar dinheiro com programação, você aprenderá mais sobre tecnologias úteis que poderá usar na sua profissão.

A melhor maneira de fazer essa opção funcionar e ganhar algo, é escrever sobre tópicos que são importantes para você.

Antes de postar qualquer conteúdo, certifique-se de que não contenha erros, revisando-o várias vezes.

Se você exibir anúncios relevantes e úteis em suas páginas, ganhará autoridade dessas empresas e aos poucos poderá melhorar os valores cobrados pelo espaço.

Como a redação desses conteúdos exige habilidades técnicas, não se esqueça de tornar público o seu currículo, que será visto por quem estiver em busca de sua expertise.

Quanto aos apps… Você certamente já baixou em seu celular algum aplicativo e este continha vários anúncios e publicidade direta, ainda mais se for um app de jogos.

Embora pareça chato e inconveniente para que usa o aplicativo, este tipo de estratégia é extremamente lucrativa.

A prova disso, é que o próprio Google investiu milhões de dólares na criação do Admob, um sistema de monetização parecido ao Google Adsense, que permite exibir anúncios na interface do seu app móvel e ganhar dinheiro a cada vez que alguém visualiza ou clica nele.

Outra grande plataforma de monetização de aplicativos móveis é a Mobidea.

Com os mesmos padrões do Google Admob, a empresa paga em dólares e possui vários tipos de banners e apresentações de anúncios em push.

Portanto, criar um app e vender publicidade nele é uma excelente alternativa para ganhar dinheiro com programação.

 

5 – Criar um sistema e vender a assinatura

O principal motivo para criar um sistema de assinatura é vender um produto ou serviço por vários meses com o método de pagamento parcelado.

A assinatura pode ser semanal, mensal, trimestral ou anual.

Desta forma, os seus clientes têm acesso regular a um produto ou serviço de acordo com a frequência que escolheu.

O segundo motivo é o lado da lucratividade. Configurar um sistema de assinatura é comprovadamente um modelo de negócios muito lucrativo.

Vender um produto pela Internet com pagamento parcelado é uma solução para fidelizar os clientes no longo prazo.

A criação de um sistema de assinaturas está diretamente ligada ao produto ou serviço que deseja vender na Internet.

O que não faltam são ideias lucrativas para iniciar este tipo de negócio e a escolha será feita de acordo com o seu conhecimento.

O meio usado pode ser na forma de PDF, vídeos, áudios, etc. você pode criar, por exemplo:

  • Um sistema de gerenciamento de tempo;
  • Um sistema para criação de um plano de negócios;
  • Sistema para criação de um projeto web;
  • Sistema para perder peso;
  • Um sistema estilo Faça você mesmo (consertar carro, casa …);
  • Um sistema para melhorar seu jogo (golfe, tênis, xadrez, poker, sinuca … );
  • Um sistema para ajudar fumantes a parar de fumar;
  • Sistema para ajudar a cuidar do jardim;
  • Sistema para cuidar do seu pet;
  • Sistema para criar um site;
  • Sistema para gerenciamento de restaurantes e delivery;
  • Sistema de hospedagem de sites;
  • Sistema de envio de e-mails em massa ou um autoresponder;
  • Sistema de gestão de redes sociais;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Sistema de Coaching;
  • Sistema de informações com acesso a um espaço comunitário (aconselhamento, entrevista, acesso um fórum ou um boletim informativo privado …);
  • entre outros.

Aqui estão as etapas para você começar:

  1. Encontre um nicho (pequeno mercado);
  2. Encontre um produto ou serviço com demanda real;
  3. Crie um site com um sistema de assinatura;
  4. Crie uma landing page para capturar o contato de seus visitantes.
  5. Divulgue seu sistema nas redes sociais e no Youtube.

Os sistemas podem ser criados de acordo com sua criatividade e necessidades do mercado.

 

6 – Ganhar dinheiro com programação criando de sites

A pandemia em 2020 serviu para mostrar às empresas que os negócios baseados na web são uma realidade e ficar de fora do mundo digital, pode significar o fechamento do negócio para sempre.

Com isso, aumentou significativamente a quantidade de empresas migrando para a internet.

Os serviços de criação sites nunca foram tão necessários e nunca estiveram tão lucrativos. Mesmo sendo um novato(a), você pode fazer renda extra com programação desenvolvendo sites corporativos, começando pelas empresas aí da sua região.

O seu salário pode mudar rapidamente e atingir os 3000 reais já no primeiro mês, dependendo dos resultados ou da sua experiência.

Trabalhando em casa como Freelancer, você pode fixar um preço para cada trabalho a ser realizado de acordo com seu grau de dificuldade ou então fixar preços por horas de serviços.

Neste caso, o rendimento é muito superior, podendo chegar a 500 reais por dia de trabalho se o programador for competente e souber vender o seu trabalho.

Trabalhar com a criação de sites é, portanto, muito lucrativo.

 

7 – Ganhar dinheiro com programação criando de aplicativos

Assim com os sites, os aplicativos móveis são uma extensão de um negócio. Hoje não basta para uma empresa ter apenas um site no ar ou cuidar bem de suas redes sociais, um app é uma ferramenta fundamental para os negócios.

A mesma empresa que fez um site com você, poderá contratar seus serviços para a criação de um aplicativo móvel.

Este tipo de negócio veio para ficar e nos próximos anos vai se expandir cada vez mais, diante disso, qualquer programador que deseje se manter na profissão, deverá ter noções profissionais sobre o desenvolvimento e manutenção de apps.

Você pode oferecer e desenvolver um aplicativo para qualquer tipo de negócio, desde uma escola, barbearia, bar, restaurante, um taxista, uma clínica médica, etc. Portanto, clientes não vão faltar!

Este tipo de serviço geralmente é cobrado por hora e pode gerar uma excelente renda no final do mês. O bom é que você pode usar a base um app para desenvolver outros e assim poupar tempo e otimizar sua produção.

 

8 – Dar consultoria

Embora seja apenas um novato(a), isso não é um obstáculo para você repassar seus conhecimentos aos outros.

Uma ótima dica para ganhar dinheiro com programação, é dar consultorias ou suporte para empresas ou pessoas que possuem dificuldades com o uso de softwares, sites, aplicativos, teorias, entre outros assuntos relacionados ao tema, tudo pode ser feito diretamente online.

 

 

Você pode criar uma lista de habilidades que domina e oferecê-las em seu site ou redes sociais. As consultorias podem ser bastante lucrativas e é uma área com baixíssima concorrência.

 

9 – Sistemas de afiliados

Este é um sistema de parceria entre pessoas. Em um sistema de afiliação, uma empresa disponibiliza um cadastro, onde os interessados podem se cadastrarem e divulgarem os seus produtos, com isso, para cada venda realizada é gerada uma comissão, que varia, entre 10%, 15%, ou outros valores.

Um programado de afiliados para softwares visa divulgar produtos para empresas, que podem auxiliar na gestão de suas tarefas.

 

10 – Planos de assinatura

Existem programas que possuem uma quantidade de dias para testes, ou seja, o cliente pode usar o programa sem pagar nada por um período, e caso goste, ele pode fazer uma assinatura para ter acesso a todas as funcionalidades por um determinado período.

Vender programas por assinatura é um estratégia interessante. Se o produto é bom e consegue atender as necessidades previstas, com certeza será um produto diferencial.

Programas com planos de assinatura são flexíveis, pois permite que o interessado utilize o sistema pelo tempo necessário, e que otimize suas tarefas com a automatização de processos.

 

Como ganhar dinheiro Vendendo Software

Os tipos de programas que podem ser vendidos são os mais
variados possíveis, desde pacotes destinados a segurança do computador, sistemas para contabilidade a registros de inventário e programas de suporte ao marketing.
Com o advento da Internet, não existem fronteiras e hoje é fácil exportar seu software.

Dicas:

  • Crie uma versão para demonstração em no mínimo 3 idiomas
    (shareware);
  • Crie um website, também em 3 idiomas, para que mais
    usuários possam conhecer seu software;
  • E-commerce está em alta nos dias de hoje. O Share-it é o
    site mais popular para comercialização de sharewares, e é um excelente canal de vendas e distribuição virtual.
  • Invista em design e usabilidade, pois são decisivos na
    escolha entre seu software e o de outra pessoa.

O e-commerce vale a pena, e oferece vários benefícios ao
desenvolvedor, como trabalhar em casa, ter seus próprios horários de trabalho, além é claro, de poder lucrar, e muito, com esse tipo de trabalho.

Dois sites que comercializam sharewares no mundo são: o Share–it e o RegNow.

Estes dois são os melhores e mais conhecidos sites do mundo para venda de softwares via internet. O Share–it é o mais popular. Possui e–commerce em mais de 150 países e uma grande rede de profissionais fornecedores de soluções em TI espalhadas pelo mundo. Tornou–se um excelente canal de vendas e distribuição virtual.

Então o quarto passo mais acertado seria de cadastrar–se como “autor de software” nestes dois sites e enfim começar a vender mundialmente.

Caso ainda encontre dificuldades em trabalhar com dinheiro e bancos internacionais para receber os pagamentos – mesmo tendo o SWIFT Code de seu banco – você pode usar o serviço da SiliconAction para vender e comprar softwares de outros países. Este site pode comercializar seus sharewares em países da América Latina e oferece parcelamento por cartão de crédito.

Há também o PayPal, um serviço internacional de mediação de dinheiro.

Além de criar seu website, abrir conta no Share–it e no RegNow, não esqueça de cadastrar–se nos milhares de sites de busca de todo o mundo (ou pelo menos em alguns deles…). Existem softwares que podem auxiliar neste processo (um exemplo aqui). É possível contratar serviços de empresas especializadas, como a Cadastra.

Cadastre também seu shareware, junto com o link de compra e download de demonstração, nos mais diversos sites de downloads existentes na web. E faça bons negócios.

No Brasil, além do SiliconAction, há outros dois grandes sites para comercialização online de softwares, o SofteArena e o Arquivo Nacional.

O SoftArena é uma associação entre o Superdownloads e a Cia do Software e possui hoje 3 mil revendas ativas. Proporciona uma excelente divulgação e a meu ver é o melhor canal de vendas e distribuição online de softwares. Para conhecer todas as vantagens oferecidas e publicar seu software neste canal, clique no link “Publique seu Software”.

O ArquivoNacional, bastante conhecido no mercado nacional e de língua portuguesa, também é um excelente canal de vendas e distribuição online, com bastante revendas. O número não foi informado, mas é bastante presente na web.

O empresário do software pode e deve adotar todos estes canais apresentados a fim de aumentar as chances de venda e difusão de seus aplicativos. Uma distribuição exclusiva deve ser analisada com cuidado, pois diminui as chances de vendas. Nenhum destes canais apresentados exigem exclusividade.

Vale lembrar que a internet deve ser uma extensão de seu negócio físico. As ferramentas aqui demonstradas devem ser vistas como novos canais de venda e distribuição de seus softwares.

Uma última dica importante: invista em design. Aproveite esta vantagem que a internet oferece, onde uma empresa pequena pode se apresentar melhor do que concorrentes maiores. Por isso o design e as questões de usabilidade são muito importantes na hora de desenvolver seu site. Vale a pena investir e contar com a colaboração de bons profissionais de design. Aqui no Webinsider você encontrará muitas informações úteis para o desenvolvimento de seu site.

 

Espero que tenham gostado deste post! Até a próxima, valeu!! ✌🏻✌🏻

 

Fonte:

https://elevacode.com/gahnar_dinheiro_com_programacao/

https://sites.google.com/site/engsw3gti/home/como-ganhar-dinheiro-vendendo-software

 

 

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 0 comentarios
  • 18 de novembro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Computação

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Como Abrir um Executável pelo Prompt de Comando

Fala galera da programação, tudo beleza? O Prompt de Comando, também conhecido como CMD, é uma ferramenta poderosa disponível nos sistemas operacionais Windows. Ele permite aos usuários interagir com o sistema operacional por meio de comandos digitados. Abrir um executável (.exe) pelo Prompt de Comando pode ser útil em várias situações, como ao solucionar problemas, […]

29 de junho de 2024
Como Fazer Comentários em Instruções de um Arquivo PowerShell no Windows

Fala galera da programação, tudo beleza?   Venha aprender a usar comentários de linha única e múltiplas linhas, e veja as melhores práticas para documentar e organizar seu código. Transforme seus scripts de PowerShell em ferramentas mais claras e fáceis de manter!   Introdução Comentários são essenciais em scripts de PowerShell para aumentar a legibilidade […]

22 de maio de 2024
Explorando a Tokenização: Uma Abordagem Crucial no Processamento de Dados

Oi gente, tudo bem com vocês? Nos últimos anos, o avanço da tecnologia tem proporcionado uma explosão de dados em todas as esferas da vida. Diante dessa enorme quantidade de informações, surgem desafios significativos para extrair insights úteis e significativos. É aqui que entra em cena a tokenização, uma técnica fundamental no processamento de dados […]

4 de abril de 2024
Conheça o GPT: A Revolução da Inteligência Artificial no Processamento de Linguagem Natural

Oi gente, tudo bem com vocês? No mundo cada vez mais digitalizado de hoje, interagimos diariamente com assistentes virtuais, sistemas de tradução automática e uma miríade de outras ferramentas que dependem do processamento de linguagem natural. Mas o que está por trás dessa incrível capacidade de entender e produzir texto de maneira tão precisa? A […]

4 de abril de 2024
Qual a diferença entre software livre e software open source?

Oi gente, tudo bem com vocês? No universo da tecnologia, duas ideologias distintas têm moldado o desenvolvimento de software: o software livre e o software de código aberto. Embora frequentemente utilizados como sinônimos, esses conceitos diferem em suas abordagens fundamentais em relação à liberdade do usuário e ao acesso ao código-fonte. Vamos explorar em detalhes […]

1 de abril de 2024
A Importância de Protótipos na Área de Desenvolvimento de Software

Oi gente, tudo bem com vocês? O desenvolvimento de software é um processo complexo que requer uma abordagem cuidadosa e iterativa para alcançar resultados eficazes e satisfatórios. Nesse contexto, os protótipos desempenham um papel crucial, oferecendo uma representação tangível e visual das ideias e conceitos que serão implementados no produto final. Este artigo explora a […]

27 de março de 2024
Para Onde Vão Meus Arquivos Excluídos?

Oi gente, tudo bem com vocês? Quando excluímos um arquivo de nosso computador, muitas vezes nos perguntamos para onde ele vai. Será que desaparece completamente? Ou existe algum lugar secreto onde esses arquivos residem? A resposta a essa pergunta é um pouco mais complexa do que parece à primeira vista.   O Processo de Exclusão […]

24 de março de 2024
Como Fazer Comentários em Instruções de um Arquivo .BAT

Fala galera da programação, tudo beleza? Já publicamos um post específico sobre o Arquivo em Lotes do Windows (.bat), que é bem interessante e recomendamos a leitura. Hoje vamos descobrir como adicionar clareza e organização aos seus scripts .BAT do Windows! 🚀 Neste post vamos ver dicas sobre como usar comentários efetivamente para documentar, manter […]

20 de março de 2024
Arquivos .BAT: Uma Janela para a Automação no Windows

Oi gente, tudo bem com vocês? Vocês conhecem o Arquivo em Lotes do Windows (.bat)? Ele tem uma grande utilidade na automatização de tarefas e será o tema do post de hoje.   Introdução Os arquivos .BAT (Batch files) têm sido uma parte fundamental da computação Windows desde os primórdios do sistema operacional. Eles fornecem […]

19 de março de 2024
Como você se torna um especialista em sistemas?

Fala galera da programação, tudo beleza? Se tornar um desenvolvedor sênior é o sonho de muitas pessoas. Hoje vamos ver algumas atividades que podem acelerar este processo.   Introdução Tornar-se um especialista em sistemas é um objetivo desafiador, mas alcançável. Requer não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades interpessoais e a capacidade de se adaptar […]

29 de fevereiro de 2024
Sair da versão mobile