Fala galera da programação, tudo beleza? Novo algoritmo na área com o tema desvio condicional.
Hoje vamos explorar uma variedade de linguagens de programação! 🚀 Comparando diferentes abordagens para resolver um problema simples: determinar se um número é zero, positivo ou negativo. Da sintaxe às estruturas condicionais, mergulhamos na essência de cada linguagem.
Lógica de Programação: Ao criar um programa simples para verificar se um número é zero, positivo ou negativo, praticamos conceitos básicos de lógica de programação, como estruturas condicionais e entrada/saída de dados.
Conversão de Tipos de Dados: Em algumas linguagens, como Python e Rust, é necessário converter a entrada do usuário de uma string para um tipo de dados numérico, como inteiro, usando funções como int()
(Python) ou parse
(Rust).
Diferenças entre Linguagens de Programação: Ao escrever o mesmo programa em várias linguagens, podemos observar as diferenças na sintaxe, nas convenções de nomenclatura e nas formas de entrada/saída de dados entre as linguagens.
Prática de Codificação: Este exercício oferece uma oportunidade de praticar a escrita de código em diferentes linguagens, o que é útil para desenvolver habilidades de codificação e familiaridade com diversas linguagens de programação.
Vamos aos códigos!
#include <iostream> using namespace std; int main() { int numero; // Solicita ao usuário que insira um número cout << "Digite um numero: "; cin >> numero; // Verifica se o número é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente if (numero == 0) { cout << "Zero" << endl; } else if (numero > 0) { cout << "Positivo" << endl; } else { cout << "Negativo" << endl; } return 0; }
Este programa solicitará ao usuário que insira um número, e então irá determinar se é zero, positivo ou negativo, e imprimirá a mensagem correspondente.
A estratégia utilizada para resolver esse exercício é bastante simples. Aqui está uma explicação passo a passo:
Essencialmente, a estratégia é baseada em uma estrutura condicional (if-else) que compara o número inserido com zero e determina se é positivo ou negativo, e então imprime a mensagem correspondente.
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ #include <stdio.h> int main() { int numero; // Solicita ao usuário que insira um número printf("Digite um numero: "); scanf("%d", &numero); // Verifica se o número é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente if (numero == 0) { printf("Zero\n"); } else if (numero > 0) { printf("Positivo\n"); } else { printf("Negativo\n"); } return 0; }
Neste programa em C, a lógica é a mesma que expliquei anteriormente para o programa em C++. Ele solicita ao usuário que insira um número, lê o número inserido, verifica se é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente.
No exemplo em C, a entrada de dados é realizada com a função scanf
e a saída com printf
, enquanto em C++, são utilizados cin
e cout
.
{ Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br } program VerificarNumero; var numero: integer; begin // Solicita ao usuário que insira um número writeln('Digite um numero: '); readln(numero); // Verifica se o número é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente if numero = 0 then writeln('Zero') else if numero > 0 then writeln('Positivo') else writeln('Negativo'); end.
Neste programa em Pascal, a lógica é a mesma que expliquei anteriormente para os programas em C e C++. Ele solicita ao usuário que insira um número, lê o número inserido, verifica se é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente.
Lembrando que em Pascal, as variáveis são declaradas com var
, e a entrada/saída é feita com readln
e writeln
. As estruturas condicionais utilizam if
, else
, e os blocos são delimitados por begin
e end
.
''' Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br ''' # Solicita ao usuário que insira um número numero = int(input("Digite um número: ")) # Verifica se o número é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente if numero == 0: print("Zero") elif numero > 0: print("Positivo") else: print("Negativo")
Em Python, a entrada é feita com a função input
, que retorna uma string, então usamos int()
para converter essa string em um número inteiro. A estrutura condicional é semelhante à do C/C++, mas em Python, não precisamos de parênteses e usamos :
para indicar o início de um bloco de código. A função print
é usada para exibir mensagens na tela.
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ using System; class Program { static void Main(string[] args) { // Solicita ao usuário que insira um número Console.Write("Digite um número: "); int numero = Convert.ToInt32(Console.ReadLine()); // Verifica se o número é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente if (numero == 0) { Console.WriteLine("Zero"); } else if (numero > 0) { Console.WriteLine("Positivo"); } else { Console.WriteLine("Negativo"); } } }
Em C#, a entrada é feita usando Console.ReadLine()
para obter a entrada do usuário como uma string e Convert.ToInt32()
para converter essa string em um número inteiro. A estrutura condicional é semelhante à do C/C++, e a função Console.WriteLine()
é usada para exibir mensagens na tela.
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ import java.util.Scanner; public class Main { public static void main(String[] args) { Scanner scanner = new Scanner(System.in); // Solicita ao usuário que insira um número System.out.print("Digite um número: "); int numero = scanner.nextInt(); // Verifica se o número é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente if (numero == 0) { System.out.println("Zero"); } else if (numero > 0) { System.out.println("Positivo"); } else { System.out.println("Negativo"); } scanner.close(); } }
Em Java, usamos a classe Scanner
para obter entrada do usuário. O método nextInt()
é usado para ler um número inteiro. A estrutura condicional é semelhante à do C/C++, e System.out.println()
é usada para exibir mensagens na tela.
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ use std::io; fn main() { // Solicita ao usuário que insira um número println!("Digite um número:"); let mut input = String::new(); io::stdin().read_line(&mut input).expect("Falha ao ler entrada."); let numero: i32 = input.trim().parse().expect("Por favor, insira um número válido."); // Verifica se o número é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente if numero == 0 { println!("Zero"); } else if numero > 0 { println!("Positivo"); } else { println!("Negativo"); } }
Em Rust, usamos println!
para exibir mensagens na tela e std::io
para entrada de usuário. O método read_line
é usado para ler uma linha da entrada do usuário, e parse
é usado para converter a entrada em um número inteiro. A estrutura condicional é semelhante à do C/C++.
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ package main import ( "fmt" ) func main() { var numero int // Solicita ao usuário que insira um número fmt.Println("Digite um número:") fmt.Scanln(&numero) // Verifica se o número é zero, positivo ou negativo e imprime a mensagem correspondente if numero == 0 { fmt.Println("Zero") } else if numero > 0 { fmt.Println("Positivo") } else { fmt.Println("Negativo") } }
Em Go, usamos fmt.Println()
para exibir mensagens na tela e fmt.Scanln()
para entrada de usuário. A estrutura condicional é semelhante à do C/C++.
Este exercício nos proporcionou uma valiosa oportunidade de explorar e comparar diferentes linguagens de programação ao resolver o mesmo problema básico: determinar se um número é zero, positivo ou negativo. Ao escrever o código em várias linguagens, pudemos observar as diferenças na sintaxe, nas convenções de nomenclatura, nas bibliotecas padrão e nos estilos de programação de cada linguagem.
Além disso, ao comparar as implementações, pudemos refletir sobre conceitos mais amplos de programação, como estruturas condicionais, entrada/saída de dados, conversão de tipos e eficiência de código. Essa análise nos ajudou a entender melhor as características e os pontos fortes de cada linguagem, bem como a desenvolver uma compreensão mais profunda de princípios fundamentais de programação e engenharia de software.
Portanto, este exercício não apenas nos permitiu praticar a lógica de programação, mas também nos proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado sobre a codificação em várias linguagens.
Beleza pessoal? Espero que tenham gostado.
Dúvidas ou sugestões de outras linguagens? Deixe o seu comentário!
Um abraço e até o próximo post. Valeu!
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