Crie um algoritmo e um programa em que solicite ao usuário digitar um número inteiro. Após a digitação, o computador deverá mostrar na tela uma mensagem informando se o número é par ou ímpar.

algoritmos em todo lugar

Fala galera da programação, tudo beleza?

Este exercício é bem legal para podermos aperfeiçoar a nossa lógica de programação.

Lembrando que o número par é o número que dividido por 2 resulta resto zero. Já o número ímpar é o número que dividido por 2 resulta resto um.

Exemplo de saída: se o usuário informar o número 98, deverá ser mostrado na tela a mensagem “98 é um número par”. Se o usuário informar o número 37, deverá ser mostrado na tela a mensagem “37 é um número ímpar”.

Este é um exercício bacana para aprendermos mais sobre os Comandos Condicionais Simples e com ele temos várias oportunidades de aprendizado, incluindo:

  1. Entrada de dados: Ensina como solicitar e receber entrada de dados do usuário.
  2. Condições e decisões: Demonstra como usar estruturas condicionais (como if-else) para tomar decisões com base nos dados fornecidos pelo usuário.
  3. Operações matemáticas: Mostra como usar operadores matemáticos simples, como o operador de módulo (%), para realizar cálculos e verificar a paridade de um número.
  4. Saída de dados: Ensina como exibir mensagens formatadas na tela para fornecer feedback ao usuário.
  5. Linguagem de programação: Oferece prática na linguagem escolhida (C, C++, Python, C#, Java, Rust, etc.), ajudando a entender a sintaxe e os conceitos básicos da linguagem.
  6. Interatividade: Demonstra como criar programas interativos que interagem com o usuário em tempo de execução.
  7. Resolução de problemas: Incentiva a abordagem de resolução de problemas, começando com um problema simples e gradualmente desenvolvendo uma solução.
  8. Compreensão de conceitos fundamentais: Reforça conceitos fundamentais de programação, como entrada/saída, condicionais e operadores matemáticos.

 

Legal, vamos aos códigos!

 

Exemplo em C++

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
#include <iostream>
using namespace std;

int main() {
    int numero;

    // Solicita ao usuário para digitar um número inteiro
    cout << "Digite um numero inteiro: ";
    cin >> numero;

    // Verifica se o número é par ou ímpar e mostra na tela
    if (numero % 2 == 0) {
        cout << numero << " é um número par." << endl;
    } else {
        cout << numero << " é um número ímpar." << endl;
    }

    return 0;
}

Este programa solicita ao usuário que insira um número inteiro, verifica se é par ou ímpar usando o operador de módulo (%) e, em seguida, imprime a mensagem apropriada na tela.

 

Exemplo em C

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
#include <stdio.h>

int main() {
    int numero;

    // Solicita ao usuário para digitar um número inteiro
    printf("Digite um numero inteiro: ");
    scanf("%d", &numero);

    // Verifica se o número é par ou ímpar e mostra na tela
    if (numero % 2 == 0) {
        printf("%d é um número par.\n", numero);
    } else {
        printf("%d é um número ímpar.\n", numero);
    }

    return 0;
}

Este código faz a mesma coisa que o exemplo em C++, mas usando a sintaxe da linguagem C.

A principal diferença entre C e C++ é que C++ é uma linguagem orientada a objetos, enquanto C é uma linguagem procedural. Algumas diferenças específicas aqui incluem: Em C++, usa-se cin e cout para entrada e saída padrão, enquanto em C, usa-se scanf e printf.

 

Exemplo em Pascal / Delphi / Lazarus

{

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

}
program ParOuImpar;
var
  numero: Integer;
begin
  // Solicita ao usuário para digitar um número inteiro
  Write('Digite um numero inteiro: ');
  Readln(numero);

  // Verifica se o número é par ou ímpar e mostra na tela
  if numero mod 2 = 0 then
    WriteLn(numero, ' é um número par.')
  else
    WriteLn(numero, ' é um número ímpar.');

  // Aguarda o usuário pressionar Enter para sair
  Readln;
end.

Este código em Pascal faz a mesma coisa que os exemplos anteriores em C e C++. Ele solicita ao usuário que insira um número inteiro, verifica se é par ou ímpar usando o operador mod, e então imprime a mensagem apropriada na tela.

 

Exemplo em Python

'''

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

'''

# Solicita ao usuário para digitar um número inteiro
numero = int(input("Digite um número inteiro: "))

# Verifica se o número é par ou ímpar e mostra na tela
if numero % 2 == 0:
    print(numero, "é um número par.")
else:
    print(numero, "é um número ímpar.")

Neste código em Python, usamos a função input() para solicitar ao usuário que insira um número inteiro. Em seguida, convertemos a entrada para um inteiro usando int(). Depois, usamos o operador % para verificar se o número é par ou ímpar e exibimos a mensagem correspondente na tela com print().

 

Exemplo em C# / C Sharp

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
using System;

class ParImpar
{
    static void Main(string[] args)
    {
        // Solicita ao usuário para digitar um número inteiro
        Console.Write("Digite um número inteiro: ");
        int numero = Convert.ToInt32(Console.ReadLine());

        // Verifica se o número é par ou ímpar e mostra na tela
        if (numero % 2 == 0)
        {
            Console.WriteLine(numero + " é um número par.");
        }
        else
        {
            Console.WriteLine(numero + " é um número ímpar.");
        }
    }
}

Neste código em C#, utilizamos a classe Console para interação com o usuário. Solicitamos que o usuário insira um número inteiro usando Console.ReadLine(), convertemos a entrada para um número inteiro com Convert.ToInt32(), e então verificamos se o número é par ou ímpar usando o operador %. Por fim, utilizamos Console.WriteLine() para exibir a mensagem correspondente na tela.

 

Exemplo em Java

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
import java.util.Scanner;

public class ParOuImpar {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        // Solicita ao usuário para digitar um número inteiro
        System.out.print("Digite um número inteiro: ");
        int numero = scanner.nextInt();

        // Verifica se o número é par ou ímpar e mostra na tela
        if (numero % 2 == 0) {
            System.out.println(numero + " é um número par.");
        } else {
            System.out.println(numero + " é um número ímpar.");
        }

        scanner.close();
    }
}

Neste código em Java, usamos a classe Scanner para obter entrada do usuário. Solicitamos que o usuário insira um número inteiro usando scanner.nextInt(), e então verificamos se o número é par ou ímpar usando o operador %. Por fim, usamos System.out.println() para exibir a mensagem correspondente na tela.

 

Exemplo em Rust

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
use std::io;

fn main() {
    // Solicita ao usuário para digitar um número inteiro
    println!("Digite um número inteiro:");
    
    let mut input = String::new();
    io::stdin().read_line(&mut input)
        .expect("Falha ao ler a linha");
    
    let numero: i32 = input.trim().parse()
        .expect("Por favor, insira um número válido");

    // Verifica se o número é par ou ímpar e mostra na tela
    if numero % 2 == 0 {
        println!("{} é um número par.", numero);
    } else {
        println!("{} é um número ímpar.", numero);
    }
}

Neste código em Rust, utilizamos a macro println!() para imprimir a mensagem solicitando ao usuário que insira um número inteiro. Em seguida, usamos io::stdin() para obter entrada do usuário e read_line() para lê-la. Depois, convertemos a entrada para um número inteiro, verificamos se é par ou ímpar usando o operador % e, por fim, utilizamos println!() para exibir a mensagem correspondente na tela.

 

Beleza pessoal? No geral este exercício foi uma introdução valiosa para os conceitos fundamentais de programação e pode ajudar você a construir uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas no futuro.

Em resumo, podemos dizer que este exercício é uma excelente maneira de praticar e reforçar conceitos essenciais de programação, independentemente da linguagem escolhida.

 

Dúvidas ou sugestões de mais linguagens? Deixe o seu comentário!

 

Um abraço e até o próximo post. Valeu!

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 0 comentarios
  • 14 de fevereiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Algoritmos com Se, Senão e Caso

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Crie um algoritmo e um programa que leia uma data em três variáveis inteiras (dia, mes e ano) e escreva a data correspondente ao dia anterior também de forma separada: dia, mês e ano.

Fala galera da programação, tudo beleza? 📅💻 Explore a manipulação de datas e descubra como calcular o dia anterior em várias linguagens de programação! Aprenda algoritmos, lógica condicional e muito mais neste desafio divertido.   Considerações Para facilitar, considerar que os anos bissextos são aqueles divisíveis por 4. Assim o mês 2 (fevereiro) possui 28 […]

8 de maio de 2024
Um estacionamento cobra R$ 8,00 para a primeira hora e para cada hora adicional é cobrado mais R$ 5,00. Fazer um algoritmo e um programa em que leia o tempo de estacionamento (em horas) e escreva o valor que deve ser pago.

Fala galera da programação, tudo beleza? Vamos a um novo exercício de algoritmos com desvio condicional. Desafie suas habilidades de programação com este exercício simples de cálculo de estacionamento em diversas linguagens! 🚗💻 Aprenda e pratique condicionais, entrada/saída e sintaxe em várias linguagens. Dicas para o exercício Lembrar que pode ser informado 0 no tempo […]

17 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que leia 4 valores, Hi, Mi, Hf, Mf, representando respectivamente a hora e minuto inicial e final de um evento, e calcule a duração do mesmo em horas e minutos. Considere que o evento pode iniciar em um dia e terminar no dia seguinte.

Fala galera da programação, tudo beleza? 💻 Novo exercício na área para aprimorar a nossa lógica de programação. Dica do exercício: Para simplificar o problema, converta cada par de valores em um único valor em minutos. 🕒   O que podemos aprender neste exercício? Neste exercício, podemos aprender várias coisas: Manipulação de Entrada/Saída: Aprendemos como […]

15 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que leia um número e escreva: “Zero”, se o valor é zero; “Positivo”, e o valor é maior que zero; “Negativo” se o valor é negativo

Fala galera da programação, tudo beleza? Novo algoritmo na área com o tema desvio condicional. Hoje vamos explorar uma variedade de linguagens de programação! 🚀 Comparando diferentes abordagens para resolver um problema simples: determinar se um número é zero, positivo ou negativo. Da sintaxe às estruturas condicionais, mergulhamos na essência de cada linguagem.   O […]

9 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa que leia as 3 notas de um aluno e escreva “APROVADO” caso a média aritmética for maior ou igual a 6, caso contrário escreva “REPROVADO”

Fala galera da programação, tudo beleza? Hoje vamos descubra como este simples exercício de programação em várias linguagens pode fortalecer suas habilidades de codificação! 🚀 Aprenda a calcular médias de notas e determinar a aprovação ou reprovação de alunos em C++, C, Pascal, Python, C#, Java, Rust e Go.   O que podemos aprender neste […]

4 de abril de 2024
O número 3025 tem a seguinte característica: 30+25=55 e 552=3025. Sendo um número de Kaprekar. Crie um algoritmo e um programa que solicite o usuário informar um número inteiro de quatro dígitos. O programa deve verificar e mostrar na tela uma mensagem indicando se este número possui esta característica, ou seja, ser um Número de Kaprekar.

Fala galera da programação, tudo beleza?   O exercício pede para verificar se o número lido possui determinada característica. Ela é conhecida como “Número Kaprekar”. Um número de Kaprekar é um inteiro positivo cuja representação em quadrados de seus dígitos pode ser dividida em duas partes que somam o número original quando somadas. O exemplo […]

30 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que implemente uma calculadora de 4 operações. O programa deve solicitar que o usuário informe três dados: o primeiro operando, o operador (+,-,*,/) e o segundo operando. O programa deve mostrar na tela a operação e seu resultado.

Fala galera da programação, tudo beleza? Hoje um novo exercício de calculadora para aprimorar nossa lógica de programação.   Dicas do exercício Em duas situações, o programa não deverá efetuar o cálculo: Se o operador informado pelo usuário for inválido mostrar a mensagem “Operador inválido” e encerrar a execução do programa. Se o segundo operando […]

28 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa quesolicite o usuário informar a altura em metros e o sexo de uma pessoa. O programa deverá calcular o peso ideal da pessoa, utilizando as seguintes fórmulas:

Fala galera da programação, tudo beleza? Lá vamos nós a mais um interessante exercício.   Dados do Exercício Formulas Para Homens: ( 72.7 * altura ) – 58 Para Mulheres: ( 62.1 * altura) – 44.7   Mais dicas A altura da pessoa é um valor real. O sexo da pessoa deverá ser identificado através […]

16 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa que solicite que o usuário informe um código e três valores nomeados como a, b e c. O código vai determinar qual operação o algoritmo irá realizar

Fala galera da programação, tudo beleza? Vamos a um novo exercício para aprimorarmos nossas habilidades. Aqui existem dados importantes para podermos realizar a tarefa.   Dados do exercício Tabela de códigos: código = 1: multiplicar os três valores código = 2: somar os três valores código = 3: subtrair os três valores código = 4: […]

7 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa que solicite ao usuário informar um valor inteiro que corresponda a idade de um nadador. Após, o programa deverá classificar o nadador nas categorias abaixo e mostrar esta informação na tela do computador.

Fala galera da programação, tudo beleza? Quer aprimorar suas habilidades com estruturas condicionais? Explore este desafio de aprendizado de if-else. O que podemos aprender neste exercício? Neste exercício, aprendemos a: Solicitar entrada do usuário: Aprendemos a solicitar entrada do usuário para obter informações necessárias para o programa, como a idade do nadador. Isso é útil […]

6 de março de 2024
Sair da versão mobile