Fala galera da programação, tudo beleza?
No exercício de hoje testar se um número informado é positivo ou negativo.
Exemplo: Caso o usuário informar o número 38, deverá ser exibido na tela a mensagem “38 é um número positivo”. Se o usuário informar o número -13, deverá ser mostrado na tela a mensagem “-13 é um número negativo”
Este é um exercício bacana para aprendermos mais sobre os Comandos Condicionais Simples e com ele temos várias oportunidades de aprendizado, incluindo:
Beleza pessoal? Vamos aos códigos!
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ #include <iostream> using namespace std; int main() { int numero; // Solicita ao usuário digitar um número inteiro cout << "Digite um numero inteiro: "; cin >> numero; // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha cout << numero << " e um numero "; if (numero >= 0) { cout << "positivo." << endl; } else { cout << "negativo." << endl; } return 0; }
Neste código, se o número digitado for maior ou igual a zero, ele será considerado positivo e a mensagem correspondente será exibida. Caso contrário, se for menor que zero, será considerado negativo e a mensagem correspondente será exibida
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ #include <stdio.h> int main() { int numero; // Solicita ao usuário digitar um número inteiro printf("Digite um numero inteiro: "); scanf("%d", &numero); // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha printf("%d e um numero ", numero); if (numero >= 0) { printf("positivo.\n"); } else { printf("negativo.\n"); } return 0; }
Este código em C faz exatamente a mesma coisa que o código em C++, fornecendo apenas duas opções, positivo ou negativo, dependendo do número inserido pelo usuário, sendo que usamos printf
para exibir mensagens na tela e scanf
para receber a entrada do usuário.
{ Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br } program VerificaNumero; var numero: integer; begin // Solicita ao usuário digitar um número inteiro writeln('Digite um numero inteiro: '); readln(numero); // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha write(numero, ' e um numero '); if numero >= 0 then writeln('positivo.') else writeln('negativo.'); end.
Neste programa em Pascal, usamos writeln
para exibir mensagens na tela e readln
para receber a entrada do usuário. A lógica da estrutura condicional if
é semelhante à usada nos exemplos em C e C++.
''' Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br ''' # Solicita ao usuário digitar um número inteiro numero = int(input("Digite um numero inteiro: ")) # Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha print(numero, "é um número", "positivo." if numero >= 0 else "negativo.")
Neste programa em Python, usamos input
para receber a entrada do usuário e int()
para converter a entrada para um número inteiro. Em seguida, usamos uma estrutura condicional if
para verificar se o número lido é ou não positivo. Dependendo do resultado, exibimos a mensagem apropriada usando print
.
Neste programa em C#, usamos Console.Write
para solicitar que o usuário digite um número e Console.ReadLine
para ler a entrada do usuário. Em seguida, convertemos a entrada para um número inteiro usando Convert.ToInt32
. Depois, usamos uma estrutura condicional if
para verificar se é ou não positivo. Dependendo do resultado, exibimos a mensagem apropriada usando Console.WriteLine
.
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ import java.util.Scanner; public class Main { public static void main(String[] args) { Scanner scanner = new Scanner(System.in); // Solicita ao usuário digitar um número inteiro System.out.println("Digite um número inteiro: "); int numero = scanner.nextInt(); // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha System.out.print(numero + " é um número "); if (numero >= 0) { System.out.println("positivo."); } else { System.out.println("negativo."); } scanner.close(); } }
Neste programa em Java, usamos a classe Scanner
para receber a entrada do usuário. O programa solicitará ao usuário digitar um número inteiro, verificará se é positivo ou negativo e imprimirá a mensagem correspondente. O programa exibirá a mensagem apropriada usando System.out.println
. Por fim, fechamos o objeto Scanner
para liberar os recursos.
/****************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br *******************************************************************************/ use std::io; fn main() { // Solicita ao usuário digitar um número inteiro println!("Digite um número inteiro: "); let mut numero = String::new(); io::stdin().read_line(&mut numero).expect("Falha ao ler linha"); let numero: i32 = numero.trim().parse().expect("Por favor, digite um número inteiro válido"); // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha print!("{} é um número ", numero); if numero >= 0 { println!("positivo."); } else { println!("negativo."); } }
Este programa em Rust solicitará ao usuário digitar um número inteiro, verificará se é positivo ou negativo e imprimirá a mensagem correspondente. Sendo que usamos a macro println!
para exibir uma mensagem na tela solicitando ao usuário que digite um número. A lógica da estrutura condicional if
é semelhante à usada nos demais exemplos. Dependendo do resultado, exibimos a mensagem apropriada usando println!
.
Beleza pessoal? No geral este exercício foi uma introdução valiosa para os conceitos fundamentais de programação e pode ajudar você a construir uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas no futuro.
Dúvidas ou sugestões de mais linguagens? Deixe o seu comentário!
Um abraço e até o próximo post. Valeu!
Fala galera da programação, tudo beleza? 📅💻 Explore a manipulação de datas e descubra como calcular o dia anterior em várias linguagens de programação! Aprenda algoritmos, lógica condicional e muito mais neste desafio divertido. Considerações Para facilitar, considerar que os anos bissextos são aqueles divisíveis por 4. Assim o mês 2 (fevereiro) possui 28 […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Vamos a um novo exercício de algoritmos com desvio condicional. Desafie suas habilidades de programação com este exercício simples de cálculo de estacionamento em diversas linguagens! 🚗💻 Aprenda e pratique condicionais, entrada/saída e sintaxe em várias linguagens. Dicas para o exercício Lembrar que pode ser informado 0 no tempo […]
Fala galera da programação, tudo beleza? 💻 Novo exercício na área para aprimorar a nossa lógica de programação. Dica do exercício: Para simplificar o problema, converta cada par de valores em um único valor em minutos. 🕒 O que podemos aprender neste exercício? Neste exercício, podemos aprender várias coisas: Manipulação de Entrada/Saída: Aprendemos como […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Novo algoritmo na área com o tema desvio condicional. Hoje vamos explorar uma variedade de linguagens de programação! 🚀 Comparando diferentes abordagens para resolver um problema simples: determinar se um número é zero, positivo ou negativo. Da sintaxe às estruturas condicionais, mergulhamos na essência de cada linguagem. O […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Hoje vamos descubra como este simples exercício de programação em várias linguagens pode fortalecer suas habilidades de codificação! 🚀 Aprenda a calcular médias de notas e determinar a aprovação ou reprovação de alunos em C++, C, Pascal, Python, C#, Java, Rust e Go. O que podemos aprender neste […]
Fala galera da programação, tudo beleza? O exercício pede para verificar se o número lido possui determinada característica. Ela é conhecida como “Número Kaprekar”. Um número de Kaprekar é um inteiro positivo cuja representação em quadrados de seus dígitos pode ser dividida em duas partes que somam o número original quando somadas. O exemplo […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Hoje um novo exercício de calculadora para aprimorar nossa lógica de programação. Dicas do exercício Em duas situações, o programa não deverá efetuar o cálculo: Se o operador informado pelo usuário for inválido mostrar a mensagem “Operador inválido” e encerrar a execução do programa. Se o segundo operando […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Lá vamos nós a mais um interessante exercício. Dados do Exercício Formulas Para Homens: ( 72.7 * altura ) – 58 Para Mulheres: ( 62.1 * altura) – 44.7 Mais dicas A altura da pessoa é um valor real. O sexo da pessoa deverá ser identificado através […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Vamos a um novo exercício para aprimorarmos nossas habilidades. Aqui existem dados importantes para podermos realizar a tarefa. Dados do exercício Tabela de códigos: código = 1: multiplicar os três valores código = 2: somar os três valores código = 3: subtrair os três valores código = 4: […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Quer aprimorar suas habilidades com estruturas condicionais? Explore este desafio de aprendizado de if-else. O que podemos aprender neste exercício? Neste exercício, aprendemos a: Solicitar entrada do usuário: Aprendemos a solicitar entrada do usuário para obter informações necessárias para o programa, como a idade do nadador. Isso é útil […]