Faça um programa que leia: O Valor da Compra, O Valor Pago, Calcule e mostre o valor de troco, (SE TIVER!!)

Motivos para aprender a programar

Oi turma, tudo bem com vocês? Aqui é o professor Giovani e por aqui está tudo ótimo!

Segue um exercício para ajudar no entendimento de cálculos e do uso dos comando Se e Senão.

Faça um programa que leia:
O Valor da Compra,
O Valor Pago,
Calcule e mostre o valor de troco, (SE TIVER!!)

 

Resposta em Portugol – Com Portugol Studio

/*
Criado pelo professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br
*/

programa
{
    
    funcao inicio()
    {
        real compra 
        real pago
        real troco

        escreva("Insira o valor da compra: ")
        leia(compra)
        
        escreva("Insira o valor pago: ")
        leia(pago)

        troco = pago - compra

        // exibindo o troco, quando tem.
        se(troco>0)
        {
            escreva("O troco da sua compra é de: ",troco)
        }
   		
   	// compra com saldo
   	se(troco<0)
   	{
   		escreva("A dívida de sua compra é: ",-troco)
   	}
        
        // compra com valor certo
        se(compra==pago)
        {
            escreva("Não tem troco.")
        }


        
    }
}


 

Explicação do código em Portugol

Este programa é um exemplo de um código simples em uma linguagem de programação, que permite calcular o troco em uma compra com base no valor da compra e no valor pago pelo cliente.

Aqui está uma explicação detalhada do código:

  • O programa começa definindo a função “inicio”, que é o ponto de partida da execução do programa.
  • Em seguida, são declaradas três variáveis do tipo real: “compra”, “pago” e “troco”. Essas variáveis são usadas para armazenar os valores da compra, valor pago pelo cliente e o valor do troco a ser calculado.
  • O programa solicita ao usuário que insira o valor da compra, utilizando o comando “escreva” para exibir uma mensagem na tela, e o comando “leia” para receber a entrada do usuário e armazenar na variável “compra”.
  • Em seguida, o programa solicita ao usuário que insira o valor pago, utilizando os mesmos comandos “escreva” e “leia” para armazenar o valor na variável “pago”.
  • O próximo passo é calcular o troco subtraindo o valor da compra do valor pago. Isso é feito usando a expressão “troco = pago – compra”.
  • O programa então verifica se o valor do troco é maior que zero, usando o comando “se”. Se for, significa que há um troco a ser dado ao cliente. Nesse caso, o programa exibe uma mensagem na tela mostrando o valor do troco usando o comando “escreva”.
  • O programa também verifica se o valor do troco é menor que zero, usando novamente o comando “se”. Isso indica que o valor pago foi menor do que o valor da compra, resultando em uma dívida. Nesse caso, o programa exibe uma mensagem mostrando o valor da dívida multiplicado por -1 (para torná-lo positivo) usando o comando “escreva”.
  • Por fim, o programa verifica se o valor da compra é igual ao valor pago. Se for, isso significa que não há troco a ser dado, e o programa exibe uma mensagem informando isso usando o comando “escreva”.

Esse programa exemplifica um fluxo básico de cálculo de troco em uma compra. Ele pode ser personalizado e expandido para atender a requisitos específicos de um sistema de ponto de venda mais completo.

 

Vamos ver em outras linguagens?

 

Exemplo em Python

'''

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

'''

compra = float(input("Insira o valor da compra: "))
pago = float(input("Insira o valor pago: "))

troco = pago - compra

# exibindo o troco, quando tem.
if troco > 0:
    print("O troco da sua compra é de:", troco)
elif troco < 0:
    print("A dívida de sua compra é:", -troco)
else:
    print("Não tem troco.")


 

 

Exemplo em Pascal

(*
Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br
*)

program MeuTroco;
var
  compra, pago, troco: real;
begin
  write('Insira o valor da compra: ');
  readln(compra);
  
  write('Insira o valor pago: ');
  readln(pago);
  
  troco := pago - compra;
  
  // exibindo o troco, quando tem.
  if troco > 0 then
    writeln('O troco da sua compra é de: ', troco)
  else if troco < 0 then
    writeln('A dívida de sua compra é: ', -troco)
  else
    writeln('Não tem troco.');
end.


 

 

Exemplo em C++

/*
Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br
*/

#include <iostream>
using namespace std;

int main()
{
    double compra, pago, troco;

    cout << "Insira o valor da compra: ";
    cin >> compra;

    cout << "Insira o valor pago: ";
    cin >> pago;

    troco = pago - compra;

    // exibindo o troco, quando tem.
    if (troco > 0)
    {
        cout << "O troco da sua compra é de: " << troco << endl;
    }
    else if (troco < 0)
    {
        cout << "A dívida de sua compra é: " << -troco << endl;
    }
    else
    {
        cout << "Não tem troco." << endl;
    }

    return 0;
}


 

 

Exemplo em C#

/*
Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br
*/

using System;

class Troco
{
    static void Main()
    {
        double compra, pago, troco;

        Console.Write("Insira o valor da compra: ");
        compra = double.Parse(Console.ReadLine());

        Console.Write("Insira o valor pago: ");
        pago = double.Parse(Console.ReadLine());

        troco = pago - compra;

        // exibindo o troco, quando tem.
        if (troco > 0)
        {
            Console.WriteLine("O troco da sua compra é de: " + troco);
        }
        else if (troco < 0)
        {
            Console.WriteLine("A dívida de sua compra é: " + (-troco));
        }
        else
        {
            Console.WriteLine("Não tem troco.");
        }
    }
}


 

 

Espero que ajude nos estudos!

Dúvidas ou sugestões? Deixe o seu comentário!

Quer ver em outras linguagens? Peça nos comentários que poderemos adicionar na sua linguagem preferida.

Um abraço e até o próximo post. Valeu!

 

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 32 views
  • 0 comentarios
  • 30 de maio de 2023

 

Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Algoritmos com Se, Senão e Caso

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Crie um algoritmo e um programa que leia uma data em três variáveis inteiras (dia, mes e ano) e escreva a data correspondente ao dia anterior também de forma separada: dia, mês e ano.
8 de maio de 2024
Um estacionamento cobra R$ 8,00 para a primeira hora e para cada hora adicional é cobrado mais R$ 5,00. Fazer um algoritmo e um programa em que leia o tempo de estacionamento (em horas) e escreva o valor que deve ser pago.
17 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que leia 4 valores, Hi, Mi, Hf, Mf, representando respectivamente a hora e minuto inicial e final de um evento, e calcule a duração do mesmo em horas e minutos. Considere que o evento pode iniciar em um dia e terminar no dia seguinte.
15 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que leia um número e escreva: “Zero”, se o valor é zero; “Positivo”, e o valor é maior que zero; “Negativo” se o valor é negativo
9 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa que leia as 3 notas de um aluno e escreva “APROVADO” caso a média aritmética for maior ou igual a 6, caso contrário escreva “REPROVADO”
4 de abril de 2024
O número 3025 tem a seguinte característica: 30+25=55 e 552=3025. Sendo um número de Kaprekar. Crie um algoritmo e um programa que solicite o usuário informar um número inteiro de quatro dígitos. O programa deve verificar e mostrar na tela uma mensagem indicando se este número possui esta característica, ou seja, ser um Número de Kaprekar.
30 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que implemente uma calculadora de 4 operações. O programa deve solicitar que o usuário informe três dados: o primeiro operando, o operador (+,-,*,/) e o segundo operando. O programa deve mostrar na tela a operação e seu resultado.
28 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa quesolicite o usuário informar a altura em metros e o sexo de uma pessoa. O programa deverá calcular o peso ideal da pessoa, utilizando as seguintes fórmulas:
16 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa que solicite que o usuário informe um código e três valores nomeados como a, b e c. O código vai determinar qual operação o algoritmo irá realizar
7 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa que solicite ao usuário informar um valor inteiro que corresponda a idade de um nadador. Após, o programa deverá classificar o nadador nas categorias abaixo e mostrar esta informação na tela do computador.
6 de março de 2024