Faça um programa que leia: O Valor da Compra, O Valor Pago, Calcule e mostre o valor de troco, (SE TIVER!!)

Motivos para aprender a programar

Oi turma, tudo bem com vocês? Aqui é o professor Giovani e por aqui está tudo ótimo!

Segue um exercício para ajudar no entendimento de cálculos e do uso dos comando Se e Senão.

Faça um programa que leia:
O Valor da Compra,
O Valor Pago,
Calcule e mostre o valor de troco, (SE TIVER!!)

 

Resposta em Portugol – Com Portugol Studio

/*
Criado pelo professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br
*/

programa
{
    
    funcao inicio()
    {
        real compra 
        real pago
        real troco

        escreva("Insira o valor da compra: ")
        leia(compra)
        
        escreva("Insira o valor pago: ")
        leia(pago)

        troco = pago - compra

        // exibindo o troco, quando tem.
        se(troco>0)
        {
            escreva("O troco da sua compra é de: ",troco)
        }
   		
   	// compra com saldo
   	se(troco<0)
   	{
   		escreva("A dívida de sua compra é: ",-troco)
   	}
        
        // compra com valor certo
        se(compra==pago)
        {
            escreva("Não tem troco.")
        }


        
    }
}


 

Explicação do código em Portugol

Este programa é um exemplo de um código simples em uma linguagem de programação, que permite calcular o troco em uma compra com base no valor da compra e no valor pago pelo cliente.

Aqui está uma explicação detalhada do código:

  • O programa começa definindo a função “inicio”, que é o ponto de partida da execução do programa.
  • Em seguida, são declaradas três variáveis do tipo real: “compra”, “pago” e “troco”. Essas variáveis são usadas para armazenar os valores da compra, valor pago pelo cliente e o valor do troco a ser calculado.
  • O programa solicita ao usuário que insira o valor da compra, utilizando o comando “escreva” para exibir uma mensagem na tela, e o comando “leia” para receber a entrada do usuário e armazenar na variável “compra”.
  • Em seguida, o programa solicita ao usuário que insira o valor pago, utilizando os mesmos comandos “escreva” e “leia” para armazenar o valor na variável “pago”.
  • O próximo passo é calcular o troco subtraindo o valor da compra do valor pago. Isso é feito usando a expressão “troco = pago – compra”.
  • O programa então verifica se o valor do troco é maior que zero, usando o comando “se”. Se for, significa que há um troco a ser dado ao cliente. Nesse caso, o programa exibe uma mensagem na tela mostrando o valor do troco usando o comando “escreva”.
  • O programa também verifica se o valor do troco é menor que zero, usando novamente o comando “se”. Isso indica que o valor pago foi menor do que o valor da compra, resultando em uma dívida. Nesse caso, o programa exibe uma mensagem mostrando o valor da dívida multiplicado por -1 (para torná-lo positivo) usando o comando “escreva”.
  • Por fim, o programa verifica se o valor da compra é igual ao valor pago. Se for, isso significa que não há troco a ser dado, e o programa exibe uma mensagem informando isso usando o comando “escreva”.

Esse programa exemplifica um fluxo básico de cálculo de troco em uma compra. Ele pode ser personalizado e expandido para atender a requisitos específicos de um sistema de ponto de venda mais completo.

 

Vamos ver em outras linguagens?

 

Exemplo em Python

'''

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

'''

compra = float(input("Insira o valor da compra: "))
pago = float(input("Insira o valor pago: "))

troco = pago - compra

# exibindo o troco, quando tem.
if troco > 0:
    print("O troco da sua compra é de:", troco)
elif troco < 0:
    print("A dívida de sua compra é:", -troco)
else:
    print("Não tem troco.")


 

 

Exemplo em Pascal

(*
Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br
*)

program MeuTroco;
var
  compra, pago, troco: real;
begin
  write('Insira o valor da compra: ');
  readln(compra);
  
  write('Insira o valor pago: ');
  readln(pago);
  
  troco := pago - compra;
  
  // exibindo o troco, quando tem.
  if troco > 0 then
    writeln('O troco da sua compra é de: ', troco)
  else if troco < 0 then
    writeln('A dívida de sua compra é: ', -troco)
  else
    writeln('Não tem troco.');
end.


 

 

Exemplo em C++

/*
Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br
*/

#include <iostream>
using namespace std;

int main()
{
    double compra, pago, troco;

    cout << "Insira o valor da compra: ";
    cin >> compra;

    cout << "Insira o valor pago: ";
    cin >> pago;

    troco = pago - compra;

    // exibindo o troco, quando tem.
    if (troco > 0)
    {
        cout << "O troco da sua compra é de: " << troco << endl;
    }
    else if (troco < 0)
    {
        cout << "A dívida de sua compra é: " << -troco << endl;
    }
    else
    {
        cout << "Não tem troco." << endl;
    }

    return 0;
}


 

 

Exemplo em C#

/*
Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br
*/

using System;

class Troco
{
    static void Main()
    {
        double compra, pago, troco;

        Console.Write("Insira o valor da compra: ");
        compra = double.Parse(Console.ReadLine());

        Console.Write("Insira o valor pago: ");
        pago = double.Parse(Console.ReadLine());

        troco = pago - compra;

        // exibindo o troco, quando tem.
        if (troco > 0)
        {
            Console.WriteLine("O troco da sua compra é de: " + troco);
        }
        else if (troco < 0)
        {
            Console.WriteLine("A dívida de sua compra é: " + (-troco));
        }
        else
        {
            Console.WriteLine("Não tem troco.");
        }
    }
}


 

 

Espero que ajude nos estudos!

Dúvidas ou sugestões? Deixe o seu comentário!

Quer ver em outras linguagens? Peça nos comentários que poderemos adicionar na sua linguagem preferida.

Um abraço e até o próximo post. Valeu!

 

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 0 comentarios
  • 30 de maio de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Algoritmos com Se, Senão e Caso

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Crie um algoritmo e um programa que leia uma data em três variáveis inteiras (dia, mes e ano) e escreva a data correspondente ao dia anterior também de forma separada: dia, mês e ano.

Fala galera da programação, tudo beleza? 📅💻 Explore a manipulação de datas e descubra como calcular o dia anterior em várias linguagens de programação! Aprenda algoritmos, lógica condicional e muito mais neste desafio divertido.   Considerações Para facilitar, considerar que os anos bissextos são aqueles divisíveis por 4. Assim o mês 2 (fevereiro) possui 28 […]

8 de maio de 2024
Um estacionamento cobra R$ 8,00 para a primeira hora e para cada hora adicional é cobrado mais R$ 5,00. Fazer um algoritmo e um programa em que leia o tempo de estacionamento (em horas) e escreva o valor que deve ser pago.

Fala galera da programação, tudo beleza? Vamos a um novo exercício de algoritmos com desvio condicional. Desafie suas habilidades de programação com este exercício simples de cálculo de estacionamento em diversas linguagens! 🚗💻 Aprenda e pratique condicionais, entrada/saída e sintaxe em várias linguagens. Dicas para o exercício Lembrar que pode ser informado 0 no tempo […]

17 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que leia 4 valores, Hi, Mi, Hf, Mf, representando respectivamente a hora e minuto inicial e final de um evento, e calcule a duração do mesmo em horas e minutos. Considere que o evento pode iniciar em um dia e terminar no dia seguinte.

Fala galera da programação, tudo beleza? 💻 Novo exercício na área para aprimorar a nossa lógica de programação. Dica do exercício: Para simplificar o problema, converta cada par de valores em um único valor em minutos. 🕒   O que podemos aprender neste exercício? Neste exercício, podemos aprender várias coisas: Manipulação de Entrada/Saída: Aprendemos como […]

15 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que leia um número e escreva: “Zero”, se o valor é zero; “Positivo”, e o valor é maior que zero; “Negativo” se o valor é negativo

Fala galera da programação, tudo beleza? Novo algoritmo na área com o tema desvio condicional. Hoje vamos explorar uma variedade de linguagens de programação! 🚀 Comparando diferentes abordagens para resolver um problema simples: determinar se um número é zero, positivo ou negativo. Da sintaxe às estruturas condicionais, mergulhamos na essência de cada linguagem.   O […]

9 de abril de 2024
Crie um algoritmo e um programa que leia as 3 notas de um aluno e escreva “APROVADO” caso a média aritmética for maior ou igual a 6, caso contrário escreva “REPROVADO”

Fala galera da programação, tudo beleza? Hoje vamos descubra como este simples exercício de programação em várias linguagens pode fortalecer suas habilidades de codificação! 🚀 Aprenda a calcular médias de notas e determinar a aprovação ou reprovação de alunos em C++, C, Pascal, Python, C#, Java, Rust e Go.   O que podemos aprender neste […]

4 de abril de 2024
O número 3025 tem a seguinte característica: 30+25=55 e 552=3025. Sendo um número de Kaprekar. Crie um algoritmo e um programa que solicite o usuário informar um número inteiro de quatro dígitos. O programa deve verificar e mostrar na tela uma mensagem indicando se este número possui esta característica, ou seja, ser um Número de Kaprekar.

Fala galera da programação, tudo beleza?   O exercício pede para verificar se o número lido possui determinada característica. Ela é conhecida como “Número Kaprekar”. Um número de Kaprekar é um inteiro positivo cuja representação em quadrados de seus dígitos pode ser dividida em duas partes que somam o número original quando somadas. O exemplo […]

30 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa em que implemente uma calculadora de 4 operações. O programa deve solicitar que o usuário informe três dados: o primeiro operando, o operador (+,-,*,/) e o segundo operando. O programa deve mostrar na tela a operação e seu resultado.

Fala galera da programação, tudo beleza? Hoje um novo exercício de calculadora para aprimorar nossa lógica de programação.   Dicas do exercício Em duas situações, o programa não deverá efetuar o cálculo: Se o operador informado pelo usuário for inválido mostrar a mensagem “Operador inválido” e encerrar a execução do programa. Se o segundo operando […]

28 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa quesolicite o usuário informar a altura em metros e o sexo de uma pessoa. O programa deverá calcular o peso ideal da pessoa, utilizando as seguintes fórmulas:

Fala galera da programação, tudo beleza? Lá vamos nós a mais um interessante exercício.   Dados do Exercício Formulas Para Homens: ( 72.7 * altura ) – 58 Para Mulheres: ( 62.1 * altura) – 44.7   Mais dicas A altura da pessoa é um valor real. O sexo da pessoa deverá ser identificado através […]

16 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa que solicite que o usuário informe um código e três valores nomeados como a, b e c. O código vai determinar qual operação o algoritmo irá realizar

Fala galera da programação, tudo beleza? Vamos a um novo exercício para aprimorarmos nossas habilidades. Aqui existem dados importantes para podermos realizar a tarefa.   Dados do exercício Tabela de códigos: código = 1: multiplicar os três valores código = 2: somar os três valores código = 3: subtrair os três valores código = 4: […]

7 de março de 2024
Crie um algoritmo e um programa que solicite ao usuário informar um valor inteiro que corresponda a idade de um nadador. Após, o programa deverá classificar o nadador nas categorias abaixo e mostrar esta informação na tela do computador.

Fala galera da programação, tudo beleza? Quer aprimorar suas habilidades com estruturas condicionais? Explore este desafio de aprendizado de if-else. O que podemos aprender neste exercício? Neste exercício, aprendemos a: Solicitar entrada do usuário: Aprendemos a solicitar entrada do usuário para obter informações necessárias para o programa, como a idade do nadador. Isso é útil […]

6 de março de 2024
Sair da versão mobile