O sucesso de um negócio é muito influenciado pela qualidade do produto ou serviço oferecido e pela administração competente e eficiente. Saber como realizar uma gestão de pequenas empresas do modo correto é fundamental para garantir o crescimento do negócio.
As práticas de uma companhia de menor porte são diferentes em relação ao que é feito em grandes corporações. A quantidade de colaboradores, o número menor de clientes e a gestão centralizada em uma só pessoa são fatores que ajudam explicar as distinções existentes. É fundamental conhecer as peculiaridades de uma PME para evitar os erros mais comuns de quem está nessa área.
Neste post, veremos quais são as principais diferenças de gestão entre as pequenas empresas e grandes corporações. Além disso, mostraremos como uma ferramenta de gestão pode contribuir para melhorar a administração de uma PME. Vamos lá!
Listamos alguns pontos que mostram o modo como cada uma atua. Vamos ver alguns fatores que distinguem a pequena empresa da grande!
Um dos principais diferenciais está na agilidade nos processos de trabalho. Nesse caso, a vantagem está com a empresa de pequeno porte, pois o poder de decisão está concentrado em um único administrador. Portanto, as decisões são executadas com mais rapidez, trazendo mais velocidade para a produção.
No caso das grandes corporações, esse processo é demorado, pois antes da tomada de decisão são avaliados dados estatísticos, as peculiaridades de cada setor e a opinião de mais pessoas, o que acaba provocando demora. Essa condição gera atraso em decisões que podem ser cruciais, prejudicando a velocidade dos processos e trazendo mais burocracia para a organização.
Uma empresa de grande porte exige uma gestão mais complexa, pois apresenta maior variedade de setores, sendo que cada um deles necessita de um líder. Desse modo, as responsabilidades ficam divididas entre vários administradores, que são responsáveis pelas suas áreas.
No caso das PMEs a estrutura é reduzida, sem essa divisão em diversos setores. Portanto, a responsabilidade de administrar e comandar cada detalhe que envolve todos os processos, fica na mão dos donos ou, na maioria dos casos, de um único dono.
A gestão de companhias de grande porte é mais complexa, pois as decisões são divididas entre os setores, envolvendo o financeiro, marketing, operacional, entre outras áreas. Desse modo, qualquer decisão deve ser compartilhada entre os gestores, que precisam responder aos seus superiores.
No caso das PMEs, a gestão é mais enxuta. Essa etapa se torna multifuncional, pois é necessário ter conhecimento sobre todos os processos para que o gerenciamento aconteça sob a responsabilidade de apenas um administrador.
O tamanho da organização também a afeta a comunicação interna. Nas grandes empresas esse processo é feito de forma coletiva, por comunicados, boletins impressos e sem a personalização para cada colaborador. Com isso, aumenta a possibilidade de desencontro nas informações, além de dificultar o processo de correção de pontos que não estejam satisfazendo a administração .
O número menor de colaboradores permite que a comunicação seja feita de forma personalizada e direta nas PMEs. Desse modo, o administrador consegue se conectar com seus colaboradores, deixando mais claro os seus objetivos. Isso permite que os erros sejam corrigidos com mais precisão e diminui a chance de desencontros de informação.
Avaliar o desempenho dos colaboradores em uma grande empresa é algo que deve ser feito de forma contínua. Os gerentes dos setores são peças fundamentais, além do uso de ferramentas como relatório de metas, feedback e pesquisas sobre o comportamento dos profissionais.
Quando a organização é de menor porte, esse processo é feito de forma natural, por meio da observação do administrador, e com menos formalidade. Como os processos são reduzidos, o desempenho de um colaborador pode afetar o resultado da empresa, sendo mais fácil detectar os pontos fracos e fortes da administração.
A gestão de um PME é uma tarefa complicada e que, geralmente, fica centralizada em um único responsável, o administrador do negócio. Portanto, buscar um sistema que auxilie esta tarefa é fundamental para otimizar o negócio.
O software permite que o administrador tenha acesso da dados que o ajudarão nas tomadas de decisão buscando agir para que a empresa cresça. A falta de um sistema pode trazer grandes dificuldades e prejudicar o crescimento do empreendimento.
Neste post, vimos que a escolha de uma boa ferramenta pode lhe ajudar bastante. Isso porque, por meio dela, você poderá demonstrar suas capacidades e a qualidade do seu serviço, agilizando processos rotineiros, assim tendo mais tempo para focar no seu diferencial. Isto se aplica tanto em empresas de diferentes áreas e portes quanto em um empreendimento próprio.
Beleza pessoal?
Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o tema!
Dúvidas ou Sugestões? Deixe o seu comentário!
Um abraço e até o próximo post. Valeu!
Bons negócios e sucesso!
Fonte Base: https://www.uniacademia.edu.br/blog/gestao-de-pequenas-empresas
Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!