Oracle

E ai pessoal, tudo bem com vocês?

Neste post de hoje, vamos falar sobre o Banco de Dados Oracle.

O que é o Banco de dados Oracle?

O Banco de dados Oracle (Oracle DB) é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS, Relational Database Management System) da Oracle Corporation.

Hoje, mais do que nunca, as empresas exigem bancos de dados de alto desempenho e escaláveis. Muitas aproveitam o Oracle DB para orientar aplicativos corporativos no processamento de transações online (OLTP, Online Transaction Processing), em data warehouse e na análise de negócios. As equipes de TI também precisam de desempenho sob demanda desses bancos de dados para as necessidades de desenvolvimento, teste, análise e continuidade de negócios.

Como o Oracle DB pode ser mais rápido sendo totalmente flash

Nem sempre temos que pensar sobre o hardware que dá suporte às nossas soluções de gerenciamento de banco de dados, mas ele é importante. Quanto mais recursos de computação e armazenamento seu RDBMS consumir, mais complexo ele será em sua infraestrutura de TI. Se você ainda estiver trabalhando com um data lake de unidades de disco mecânico, é apenas uma questão de tempo até que você encontre uma falha de hardware ou um gargalo de E/S.

Felizmente, a tecnologia de armazenamento de dados está sempre evoluindo. O armazenamento NVMe agora está mais acessível e viável economicamente. Veja a seguir de que maneiras as soluções de armazenamento NVMe podem melhorar o banco de dados Oracle:

  • Mais agilidade na transferência de E/S
  • Menor latência para suas cargas de trabalho Oracle
  • Paralelismo em massa com mais de 64 mil filas para operações de E/S
  • Mais confiabilidade (isto é, sem componentes móveis mecânicos)

Evolução das versões do SGBD Oracle

Ao longo dos últimos 30 anos a Oracle vem aperfeiçoando seu principal produto e se mantém líder de mercado. A Oracle procura se destacar de seus concorrentes ao adicionar novas funcionalidade ao seu SGBD. Por exemplo, com a versão 8, lançado em 1997, foi adicionado a possibilidade de armazenamento de objetos no banco de dados. Já a versão 8i, lançada em 1999, iniciou melhorias que colocaram o Oracle8i com foco no cenário da Internet. O Oracle8i iniciou a tradição de marketing da Oracle de adicionar uma letra como sufixo no nome da versão e o “i” presente no Oracle8i é para ressaltar seu foco na web.

O Oracle8i realmente tem foco na web, foi o primeiro objeto de banco de dados relacional (ORDBMS) mas representa apenas um esboço de características para o então Oracle9i, lançado em 2000 (ano posterior ao de lançamento do Oracle8i) e considerado por publicações oficiais da própria Oracle (Oracle Press Books) como o primeiro banco de dados relacional (RDBMS) que oferece uma plataforma de suporte e desenvolvimento para a Internet.

Além de oferecer toda infra-estrutura para o suporte ao modelo web, o Oracle9i inovou com uma ferramenta para Servidores Paralelos chamada Real Application Clusters, melhorou o suporte a documentos em XML e realizou melhorias fundamentais de performance e gerenciamento no SGBD para o trabalho via Internet. As versões 10g e 11g apresentam o “g” no lugar do sufixo “i”, mas ao contrário do que ocorre tradicionalmente da indústria de software, não há nenhuma relação de precedência entre as letras, isto é, não há nenhuma versão anterior a Oracle 10g chamada Oracle 10f, por exemplo. As letras simplesmente representam um recurso de marketing para demonstrar o foco do produto em “Internet” ou “Grid”.

Muita controvérsia existe quanto à definição de qual foi, de fato, a primeira versão do Oracle a oferecer uma plataforma para suporte e desenvolvimento de aplicações web, com algumas referência indicando o pioneirismo à versão 9i, enquanto outras apontam a versão 8i. Apesar do pioneirismo do Oracle8i na introdução de características web (JServer e OAS), o Oracle9i foi responsável por oferecer um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações voltadas para a web. Após o primeiro lançamento da versão 9i, a Oracle lançou releases e continuou aprimorando a sua plataforma de desenvolvimento. Ofereceu melhorias de performance a características de tolerância a falhas e melhorou o suporte ao formato XML.

 

Espero que tenham gostado deste post! Até a próxima, valeu!

 

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oracle_(banco_de_dados)

https://www.purestorage.com/br/knowledge/what-is-oracle-database.html

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 0 views
  • 0 comentarios
  • 21 de novembro de 2022

 

Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Banco de Dados

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Aproveitando o Poder da Função OVER no SQL para Análise de Dados
17 de maio de 2024
Recuperando o Último Caractere de um campo Varchar no Firebird SQL
11 de abril de 2024
Jogo da Cobra (Game Snake)
1 de julho de 2023
SQL: ALTER TABLE, como adicionar ON DELETE CASCADE no mesmo comando.
4 de abril de 2023
Como faço para obter o número da semana corrente em SQL?
1 de abril de 2023
Microsoft Access
21 de novembro de 2022
Informix – Banco de Dados
21 de novembro de 2022
DB2 – Banco de Dados
21 de novembro de 2022
SQLite – Banco de Dados
21 de novembro de 2022
Microsoft SQLServer – Banco de Dados
21 de novembro de 2022