Olá galera, tudo certo?
No post de hoje vamos fazer o nosso primeiro programa em Delphi, ele vai ser feito na IDE Lazarus abaixo tem o link para download da IDE 👇🏻
https://sourceforge.net/projects/lazarus/
Após terem baixado o programa, vamos abrir ele e começar a criar nosso primeiro projeto.
Assim que aberto, vocês vão ir até o canto superior esquerdo e clicar em novo…
Na sequência, vamos clicar em aplicação e depois em ok:
Assim que tiver pronto, você vai abrir o Form, clicando fn+f12 do teclado, a IDE intercala entre o código e o painel do Form.
1 – Começamos inserindo um Label (Legenda) e um Botão de Comando no formulário, de uma das duas maneiras:
a) Dando um duplo clique na barra de ferramentas no controle desejado;
b) Selecionar o controle e dar um clique no formulário.
2 – Ao passar o ponteiro do mouse sobre o controle, nos será mostrado o seu nome e tipo.
ADAPTAR AS PROPRIEDADES DOS OBJETOS
Para alterar as propriedades de um objeto, ele tem que estar selecionado (com os oito pontos dimensionadores visíveis), depois procurar o nome da propriedade a ser alterada, na janela Object Inspector, e selecionar (no caso de valores padrão) o seu valor, ou então escrever um novo valor.
1 – Dimensione o formulário da seguinte maneira:
Selecionar a propriedade Height, e atribuir a ela o valor de 150.
Selecionar a propriedade Width e dar o valor de 180.
Estes números correspondem a Pixels, que são os pontos do monitor. Sendo o tamanho do objeto no monitor dependente da resolução de vídeo utilizada pelo computador. Altere também as propriedades Name e Caption. A propriedade Name é a identificação do Objeto no código da aplicação, pode ser de qualquer tamanho mas só são considerados os primeiros 255 caracteres, deve começar com uma letra ou uma sublinha (_) não pode conter espaço, e após o primeiro caractere são permitidos números, letras (não portuguesas) ou sublinha.
A propriedade Caption é a palavra que aparecerá como título da janela, com até 255 caracteres.
Após você alterar estas quatro propriedades (Caption, Height, Name e Width) do formulário, ele estará assim (Eu aumentei o tamanho para vocês poderem ver certinho):
Agora, altere as propriedades do TLabel e do TButton. O caractere & quando utilizado na propriedade Caption de Botões irá sublinhar o caracter seguinte a ele, identificando-o como atalho para o Windows.
Botão Label
Após alterarmos a propriedade Caption do controle Label este ficará pequeno, pois a propriedade AutoSize é True, ou seja, o tamanho do Label estará sempre de acordo com o conteúdo de Caption.
ESCREVER O CÓDIGO PARA OS EVENTOS ASSOCIADOS.
O código é escrito na janela Code editor, para acessá-la, selecione o botão Iniciar e na janela Object Inspector, chame a divisória Events dando um duplo clique na parte direita da linha que contém o evento OnClick – a rotina escrita para este evento, será executada quando o botão Iniciar for clicado.
Assim que clicar, vai abrir a tela do code com a seguinte informação:
Nesta janela observamos o nome da procedure, identificando qual o objeto e o evento que dará início à execução do código, e onde está localizado este objeto. O parâmetro Sender informa ao Delphi qual componente recebeu o evento que chamou a execução deste procedimento.
Todas as instruções a serem executadas por um procedimento devem estar entre as palavras reservadas Begin e End.
O Code Editor também pode ser acessado dando-se um duplo clique no objeto que se quer criar um código. Cada objeto tem um evento que é mais comumente utilizado, e é com este evento que o delphi iniciará o Code Editor quando acessado desta forma, isto não impede que criemos outros códigos utilizando mais de um evento para o mesmo componente.
O nosso projeto de Início, mostrará uma mensagem no Label (objeto) com um Click (evento) no Botão “Iniciar” (objeto). Ou seja, iremos alterar a propriedade Caption de lblMensagem, esta propriedade contém o que será mostrado ao usuário.
Atribuímos valores a uma propriedade de objeto seguindo o padrão:
objeto + . + propriedade + := + valor da propriedade;
Abra o Code Editor para o botão de comando e digite o código conforme a figura a seguir.
Repare que ao digitar o ponto após LblMensagem, e aguardar alguns instantes, o Delphi exibirá uma lista de propriedades e métodos do controle Label.
Clique sobre o botão Run da barra de ferramentas ( ) para que o Delphi compile e execute o projeto. Em seguida, selecione o botão Iniciar para ver o resultado.
Caso apareça alguma coisa, basta clicar na primeira opção.
Por fim, ele deve aparecer assim:
Espero que tenham entendido e conseguido fazer, até a próxima! Valeu.
Oi gente, tudo bem com vocês? O Assunto de hoje é reCAPTCHA. Vamos descobrir como o ele protege seu site contra bots e abusos automatizados, enquanto equilibra segurança e experiência do usuário! Venha saber mais sobre essa poderosa ferramenta do Google e suas evoluções. Introdução Há poucas coisas neste mundo tão irritantes e difundidas […]
Fala galera da programação, tudo beleza? O Prompt de Comando, também conhecido como CMD, é uma ferramenta poderosa disponível nos sistemas operacionais Windows. Ele permite aos usuários interagir com o sistema operacional por meio de comandos digitados. Abrir um executável (.exe) pelo Prompt de Comando pode ser útil em várias situações, como ao solucionar problemas, […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Venha aprender a usar comentários de linha única e múltiplas linhas, e veja as melhores práticas para documentar e organizar seu código. Transforme seus scripts de PowerShell em ferramentas mais claras e fáceis de manter! Introdução Comentários são essenciais em scripts de PowerShell para aumentar a legibilidade […]
Oi gente, tudo bem com vocês? Nos últimos anos, o avanço da tecnologia tem proporcionado uma explosão de dados em todas as esferas da vida. Diante dessa enorme quantidade de informações, surgem desafios significativos para extrair insights úteis e significativos. É aqui que entra em cena a tokenização, uma técnica fundamental no processamento de dados […]
Oi gente, tudo bem com vocês? No mundo cada vez mais digitalizado de hoje, interagimos diariamente com assistentes virtuais, sistemas de tradução automática e uma miríade de outras ferramentas que dependem do processamento de linguagem natural. Mas o que está por trás dessa incrível capacidade de entender e produzir texto de maneira tão precisa? A […]
Oi gente, tudo bem com vocês? No universo da tecnologia, duas ideologias distintas têm moldado o desenvolvimento de software: o software livre e o software de código aberto. Embora frequentemente utilizados como sinônimos, esses conceitos diferem em suas abordagens fundamentais em relação à liberdade do usuário e ao acesso ao código-fonte. Vamos explorar em detalhes […]
Oi gente, tudo bem com vocês? O desenvolvimento de software é um processo complexo que requer uma abordagem cuidadosa e iterativa para alcançar resultados eficazes e satisfatórios. Nesse contexto, os protótipos desempenham um papel crucial, oferecendo uma representação tangível e visual das ideias e conceitos que serão implementados no produto final. Este artigo explora a […]
Oi gente, tudo bem com vocês? Quando excluímos um arquivo de nosso computador, muitas vezes nos perguntamos para onde ele vai. Será que desaparece completamente? Ou existe algum lugar secreto onde esses arquivos residem? A resposta a essa pergunta é um pouco mais complexa do que parece à primeira vista. O Processo de Exclusão […]
Fala galera da programação, tudo beleza? Já publicamos um post específico sobre o Arquivo em Lotes do Windows (.bat), que é bem interessante e recomendamos a leitura. Hoje vamos descobrir como adicionar clareza e organização aos seus scripts .BAT do Windows! 🚀 Neste post vamos ver dicas sobre como usar comentários efetivamente para documentar, manter […]
Oi gente, tudo bem com vocês? Vocês conhecem o Arquivo em Lotes do Windows (.bat)? Ele tem uma grande utilidade na automatização de tarefas e será o tema do post de hoje. Introdução Os arquivos .BAT (Batch files) têm sido uma parte fundamental da computação Windows desde os primórdios do sistema operacional. Eles fornecem […]