Habilidades essenciais do futuro: 14 – Análise e avaliação de sistemas

E ai galera, tudo bem com vocês?

No post de hoje vamos falar a respeito da análise e avaliação de sistemas.

 

Introdução

Para que possamos entender bem o direcionamento dessa competência, indicada como sendo a última das top 10 segundo Fórum econômico mundial, acredito que o melhor caminho seria iniciar pelo aentendimento de o que é um sistema? Sem duvidas existem muitas possibilidades de repostas aqui e que fazem sentidos, assim um sistema pode ser uma combinação de software para gestão de uma empresa, um processo de produção, um time de trabalho, projeto de desenvolvimento de um produto ou serviço, uma consorcio entre duas organizações ou ainda de forma mais ampla uma empresa como um todo, dessa maneira temos uma visão um pouco mais clara sobre o entendimento de o que é um sistema, sendo ele qualquer conjunto de variáveis que se unem para um objetivo comum.

Em seguida temos o termo, avaliar que significa, a partir de algum critério definido e claro, poder entender se um sistema funciona bem ou mal, assim como vimos que a palavra sistema possui varias aplicações, para cada sistema temos parâmetros e critério diferentes de avaliação. Assim para avaliarmos uma equipe, podemos estabelecer alguns critérios como produtividade, nível de criatividade, índice de conflitos, faltas ao trabalho, pedidos de demissão, volume de negócios gerado, entre outros. A partir do momento que temos um ou mais critérios para avaliar um sistema, fica mais fácil dar algum tipo de opinião concreta e inteligente sobre o referido sistema. Um erro frequente que se pode observar que é fruto da ausência desta competência é alguém emitir uma opinião sobre algum sistema sem usar os critérios corretos, gerando opiniões vagas. “Eu acho que não vai dar certo” ou “Eu acho que esse contrato não é bom” ou Eu acho que essa equipe ou pessoal não é boa” e assim por diante. Mas, com qual base, com quais critérios você tem essa percepção e afirmação? Tenho certeza que já presenciou por varias vezes pessoas fazendo avaliações de todas as ordens (sobre marcas, propagandas de TV, decisões do governo ou de alguma empresa) usando meros “achismos” e sem consciência sobre os critérios de avaliação.

Por fim temos, o termo análise. Depois da delimitação de um sistema, de avaliá-lo com critérios bem definidos e claros, o termos analise remete a criar uma rota de resolução ou melhoria do que fora analisado. Geralmente essa analise é muito impactada pelas nossas emoções e background (bagagem de conhecimento e experiencias). Quanto mais bagagem temos, uma boa cultura geral, lembre da estratégia de aprendizagem, mas fácil será analisar encontrar soluções não convencionais e se manter o mais neutro de suas emoções, ajudará a não cair em armadilhas causadas por analises rasas e empolgação, quanto mais nos mantemos longe de um problema no que tange a emoção, melhor nossa capacidade de analisá-lo e propor uma solução. Caminhando para o fim de nossa contribuição quanto ao entendimento das dez competências para o futuro próximo segundo o Fórum econômico mundial gostaria de compartilhar contigo, um exemplo, que acredito ser pertinente. Na organização que dirijo atualmente tínhamos em aberto uma vaga para um gerente de industrial, após a definição do perfil da vaga (critérios) e analise de nosso time de recursos humanos que prefiro chamar de “meu time de cuidados com nossa gente”, chegamos a alguns candidatos que naturalmente seriam entrevistados por mim, mas achei que estava envolvido demais com a contratação e deleguei essa seleção ao meu time de gerentes, mesmo que o novo colaborador iria trabalhar diretamente comigo. Meu entendimento foi que, eu poderia ser traído por uma armadilha de minha preferência, minha empatia, etc, mas o time, o colegiado, sabia qual a necessidade da organização, assim como meus critérios. Dessa maneira eles tinham tudo que precisava para fazer uma analise mais profunda na seleção do novo integrante da equipe.

Observe que esta competência é bastante complexa, mas simples de desenvolver se colocarmos a razão à frente da emoção.

Formação

Exemplo de código fonte em Java, uma das linguagens de programação mais utilizadas.

tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas é um profissional de nível superior formado em um Curso Superior de Tecnologia. Essa modalidade de graduação visa formar profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, é mais compacto, com duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais. Sendo um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade ao seus estudos cursando a pós-graduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato sensu (Especialização). A designação atual da profissão foi estabelecida pelo Decreto 2208 de 17 de abril de 1997.

Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade realizar estudos de processos a fim de encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação possa ser processada. O analista de sistema estuda os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamento), softwares (programas) e o usuário final, seus comportamentos e aplicações, desenvolvendo a partir de então soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.

No Brasil, o Conselho Regional de Administração (CRA) conforme regulamentação do Conselho Federal de Administração (CFA), no Brasil, emitem a carteira profissional dos Analistas de Sistemas que tenham concluído o curso universitário com ênfase em Análise de Sistemas.

Histórico do curso

Visa formar um gerenciador de projetos de software, com forte tendência ao uso de softwares e linguagens multiplataforma. Como é o caso do JAVA e PYTHON.

A Informática ou Tecnologia da Informação é um componente indispensável nas organizações, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos e são fonte de vantagens competitivas através da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e transmissão da informação, justamente porque a disponibilidade da informação certa, no momento certo, para o tomador de decisão certo, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica considerar a crescente relevância dos sistemas de informação baseados em computador.

Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como “um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar suporte ao processo decisório, à coordenação e ao controle, sistemas de informação podem também auxiliar gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar situações complexas, e criar novos produtos.” (LAUDON, 2004, p.7).

Os sistemas de informação estão difundidos por todas as estruturas organizacionais, tornando-se ferramenta essencial de qualquer atividade empresarial. Tal abrangência aumenta a procura por profissionais com conhecimento para desenvolver, implantar e gerenciar sistemas que atuem no suporte às atividades operacionais e forneçam informações para auxiliar decisões gerenciais e estratégicas para a organização.

Vislumbrando esse cenário, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta-se como excelente alternativa de formação profissional, indo ao encontro de um mercado de trabalho em franca expansão e carente de profissionais com sólida formação técnica e acadêmica, tanto na iniciativa privada – nos setores industriais, comerciais e de prestação de serviços – quanto nos órgãos públicos.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de analisar, projetar, implementar, testar, implantar, avaliar, manter e gerenciar sistemas de informações para as organizações, com qualidade e em conformidade com as recomendações de usabilidade e segurança. O profissional estará apto, também, a iniciar seu próprio negócio de desenvolvimento e consultoria em sistema de informação, bem como continuar os estudos em cursos de pós-graduação (mestrado ou doutorado).

Competências do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  • Construir algoritmos com padrões de qualidade e implementá-los em linguagens de programação;
  • Compreender os fundamentos da programação procedural e orientada a objetos;
  • Utilizar a linguagem SQL (Structured Query Language) na construção e acesso a banco de dados de sistemas de informação;
  • Compreender os fundamentos teóricos e práticos de sistemas operacionais que suportam os sistemas de informação;
  • Compreender os modelos de estrutura organizacional, as funções empresariais e seus processos de negócios;
  • Reconhecer a importância dos sistemas de informação para as organizações se estabelecerem de maneira competitiva;
  • Reconhecer os benefícios e impactos das tecnologias de informação para a sociedade, com vistas a atuar de maneira ética e socialmente responsável.
  • Compreender as características dos sistemas de informação operacionais, táticos e estratégicos no âmbito das organizações;
  • Analisar, projetar, implementar e validar sistemas de informações para as organizações;
  • Compreender os fundamentos do desenvolvimento orientado a objetos;
  • Modelar sistemas de informação utilizando a UML (Unified Modeling Language);
  • Projetar e implementar bancos de dados para sistemas de informação;
  • Analisar, projetar e avaliar a usabilidade de sistemas de informação;
  • Compreender os fundamentos da inteligência artificial e suas aplicações em sistemas de informação;
  • Compreender os fundamentos teóricos e práticos de redes de computadores e de sistemas distribuídos;
  • Planejar e especificar a infra-estrutura tecnológica capaz de suportar os sistemas de informações das organizações.
  • Diagnosticar e mapear problemas e pontos de melhoria nas organizações, propondo alternativas de soluções baseadas em sistemas de informações;
  • Auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem como os sistemas de informação podem contribuir para as áreas de negócio;
  • Planejar e gerenciar projetos de desenvolvimento de sistemas de informação em consonância com os objetivos estratégicos de negócio das organizações;
  • Aplicar as recomendações de qualidade e de segurança em sistemas de informação;
  • Compreender, representar e manipular dados utilizando XML (eXtensible Markup Language) como suporte à interoperabilidade de sistemas de informação;
  • Liderar e participar de grupos de desenvolvimento de sistemas de informação;
  • Identificar oportunidades de negócio, criar e gerenciar empreendimentos relacionados a sistemas de informação e tecnologia da informação.
  • Capacidade de criar testes após desenvolver o sistema.

 

Espero que tenha gostado.

 

Fonte:

https://www.linkedin.com/pulse/11-an%C3%A1lise-e-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-sistemas-marcelo-souza/?originalSubdomain=pt

  • Publicado por Giovani Da Cruz
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  • 4 de dezembro de 2022

 

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