Fala galera da programação, tudo beleza? Aqui vamos para um novo exercício de programação sequencial.
A circunferência é uma figura geométrica plana formada pela união de pontos equidistantes, ou seja, possuem a mesma distância de um ponto fixo chamado de centro.
Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência. Já a circunferência é apenas o contorno de um círculo. Qualquer segmento que liga dois pontos pertencentes a uma circunferência é chamado de corda.
Para calcular a área do círculo, utilizamos a fórmula:
area = pi * raio2
Legal, agora que já temos esta introdução, vamos ao exercício:
/* Criado pelo professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br */ programa { // Incluindo biblioteca Matemática para utilizar a função de potência inclua biblioteca Matematica // função para retornar o valor de PI funcao real pi() { retorne 3.14 } funcao inicio() { // Lendo o raio real raio escreva("Qual é o raio da circunferência? ") leia(raio) // Calculando a área - area = raio ao quadrado x pi real area = Matematica.potencia(raio, 2.0) * pi() escreva("\nÁ area da circunferência é: ", area) } }
/* Criado pelo professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br */ #include <iostream> #include <cmath> // Incluindo a biblioteca cmath para a função pow using namespace std; // Função para retornar o valor de PI double pi() { return 3.14; } int main() { // Lendo o raio double raio; cout << "Qual é o raio da circunferência? "; cin >> raio; // Calculando a área - área = raio ao quadrado x pi double area = pow(raio, 2.0) * pi(); cout << "A área da circunferência é: " << area << endl; return 0; }
#include <iostream>
e #include <cmath>
: Essas são diretivas de pré-processador que incluem as bibliotecas iostream (para entrada e saída padrão) e cmath (para funções matemáticas) em seu programa C++.using namespace std;
: Esta linha permite que você use nomes de objetos e funções da biblioteca padrão C++ (como cin
e cout
) sem precisar qualificar esses nomes com std::
.double pi() { return 3.14; }
: Aqui, definimos uma função chamada pi
que retorna o valor aproximado de PI (π), que é 3.14. Esta função será usada para obter o valor de PI mais tarde no cálculo da área da circunferência.int main()
: Início da função principal do programa.double raio, area;
: Declaramos duas variáveis de ponto flutuante, raio
e area
, para armazenar o raio da circunferência e a área calculada.cout << "Qual é o raio da circunferência? ";
: Usamos cout
para exibir uma mensagem no console, pedindo ao usuário que insira o raio da circunferência.cin >> raio;
: Usamos cin
para ler o valor digitado pelo usuário e armazená-lo na variável raio
.area = pow(raio, 2.0) * pi();
: Calculamos a área da circunferência usando a fórmula matemática da área de um círculo: área = raio^2 * PI. Usamos a função pow
para elevar o raio ao quadrado e multiplicamos pelo valor de PI obtido da função pi()
.cout << "\nA área da circunferência é: " << area << endl;
: Exibimos a área calculada no console, incluindo uma mensagem informativa.return 0;
: Encerramos a função main
e indicamos que o programa foi executado com sucesso, retornando 0 como código de saída.Resumindo, este programa em C++ lê o raio da circunferência, calcula sua área com base no valor de PI (π) e exibe o resultado no console. É um exemplo simples de entrada, processamento e saída em C++.
/* Criado pelo professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br */ using System; class Program { // Função para retornar o valor de PI static double Pi() { return 3.14; } static void Main() { // Declaração de variáveis double raio, area; // Solicita ao usuário que insira o valor do raio da circunferência Console.Write("Qual é o raio da circunferência? "); raio = Convert.ToDouble(Console.ReadLine()); // Calcula a área da circunferência usando a fórmula: área = raio^2 * PI area = Math.Pow(raio, 2.0) * Pi(); // Exibe o resultado da área no console Console.WriteLine($"\nA área da circunferência é: {area}"); // Aguarda o usuário pressionar Enter antes de encerrar Console.ReadLine(); } }
using System;
: Esta declaração permite o uso das classes e métodos do namespace System
, que contém a classe Console
para entrada e saída.static double Pi() { return 3.14; }
: Definimos uma função chamada Pi
que retorna o valor aproximado de PI (π), que é 3.14. Esta função será usada para obter o valor de PI mais tarde no cálculo da área da circunferência.static void Main()
: Esta é a função principal (método Main
) do programa.double raio, area;
: Declaramos duas variáveis de ponto flutuante, raio
e area
, para armazenar o raio da circunferência e a área calculada.Console.Write("Qual é o raio da circunferência? ");
: Usamos Console.Write
para exibir uma mensagem no console, pedindo ao usuário que insira o raio da circunferência.raio = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
: Usamos Console.ReadLine()
para ler a entrada do usuário como uma string e, em seguida, convertemos essa string para um valor de ponto flutuante (double
) usando Convert.ToDouble()
e armazenamos na variável raio
.area = Math.Pow(raio, 2.0) * Pi();
: Calculamos a área da circunferência usando a fórmula matemática da área de um círculo: área = raio^2 * PI. Usamos Math.Pow
para elevar o raio ao quadrado e multiplicamos pelo valor de PI obtido da função Pi()
.Console.WriteLine($"\nA área da circunferência é: {area}");
: Exibimos a área calculada no console, incluindo uma mensagem informativa usando interpolação de string ($
).Console.ReadLine();
: Aguardamos o usuário pressionar Enter antes de encerrar o programa.
''' Criado pelo professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br ''' import math # Função para retornar o valor de PI def pi(): return 3.14 # Função principal def main(): # Solicita ao usuário que insira o valor do raio da circunferência raio = float(input("Qual é o raio da circunferência? ")) # Calcula a área da circunferência usando a fórmula: área = raio^2 * PI area = math.pow(raio, 2.0) * pi() # Exibe o resultado da área print(f"\nA área da circunferência é: {area}") if __name__ == "__main__": main()
import math
: Importamos o módulo math
para usar funções matemáticas, incluindo math.pow()
.def pi():
: Definimos uma função chamada pi
que retorna o valor aproximado de PI (π), que é 3.14.def main():
: Definimos a função principal.raio = float(input("Qual é o raio da circunferência? "))
: Solicitamos ao usuário que insira o valor do raio da circunferência usando a função input()
. O valor inserido é convertido em um número de ponto flutuante (float
) e armazenado na variável raio
.area = math.pow(raio, 2.0) * pi()
: Calculamos a área da circunferência usando a fórmula matemática da área de um círculo: área = raio^2 * PI. Usamos math.pow()
para elevar o raio ao quadrado e multiplicamos pelo valor de PI obtido da função pi()
.print(f"\nA área da circunferência é: {area}")
: Exibimos a área calculada no console usando uma f-string para formatar a saída.if __name__ == "__main__":
: Garantimos que o código dentro desta condicional só será executado se o script Python for executado diretamente, não se for importado como um módulo em outro script. Isso é uma boa prática em Python.
Para a resposta em Pascal / Delphi / Lazarus, existe o post na comunidade Show Delphi
Acessar o algoritmo Área do Círculo em Pascal
Beleza pessoal?
Deixe nos comentários as dúvidas e sugestões.
Um abraço e até o próximo post. Valeu!
Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!