Escreva um algoritmo e um programa que leia 4 números reais e calcule as medias aritmética e harmônica desses valores.

Algoritmo média harmônica

Fala galera da programação, tudo beleza?

Neste algoritmo temos um pouco mais de dificuldade na parte de lógica. Calcular a média aritmética é simples, é simplesmente somar os valores lidos e dividir pela quantidade de elementos informados, sendo que neste exercício é quatro. Já a média harmônica de um conjunto de números é um pouco mais elaborando, sendo calculada dividindo o número de elementos pela soma dos inversos desses elementos.

Para que quiser saber mais sobre a média harmônica recomendamos a leitura do nosso post que fala especificamente sobre ela.

A Média Harmônica: Uma Abordagem Profunda

Dica para o exercício:

  • Primeiro faça a leitura dos quatro valores;
  • Crie uma variável e calcule a média aritmética;
  • Crie outra variável e calcule a média harmônica;
  • Escreva o resultado na tela.

 

Exemplo de resposta em C++

/*************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

**************************************************************************/
#include <iostream>
#include <cmath>

int main() {
    // Declaração de variáveis
    double num1, num2, num3, num4;

    // Solicita ao usuário que insira os números
    std::cout << "Digite o primeiro número real: ";
    std::cin >> num1;

    std::cout << "Digite o segundo número real: ";
    std::cin >> num2;

    std::cout << "Digite o terceiro número real: ";
    std::cin >> num3;

    std::cout << "Digite o quarto número real: ";
    std::cin >> num4;

    // Cálculo da média aritmética
    double mediaAritmetica = (num1 + num2 + num3 + num4) / 4.0;

    // Cálculo da média harmônica
    double mediaHarmonica = 4.0 / ((1.0 / num1) + (1.0 / num2) + (1.0 / num3) + (1.0 / num4));

    // Exibe os resultados
    std::cout << "Média Aritmética: " << mediaAritmetica << std::endl;
    std::cout << "Média Harmônica: " << mediaHarmonica << std::endl;

    return 0;
}

Neste programa, os números são lidos do usuário, e as médias aritmética e harmônica são calculadas conforme as fórmulas padrão. Note que a média harmônica é calculada utilizando a relação 1/x, onde x é cada um dos números dados. O programa exibe os resultados na tela.

 

Exemplo de resposta em Python

'''

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

'''

# Solicita ao usuário que insira os números
num1 = float(input("Digite o primeiro número real: "))
num2 = float(input("Digite o segundo número real: "))
num3 = float(input("Digite o terceiro número real: "))
num4 = float(input("Digite o quarto número real: "))

# Cálculo da média aritmética
media_aritmetica = (num1 + num2 + num3 + num4) / 4.0

# Cálculo da média harmônica
media_harmonica = 4.0 / ((1.0 / num1) + (1.0 / num2) + (1.0 / num3) + (1.0 / num4))

# Exibe os resultados
print(f"Média Aritmética: {media_aritmetica}")
print(f"Média Harmônica: {media_harmonica}")

Neste programa em Python, os números são lidos usando a função float(input()) para garantir que os valores inseridos sejam tratados como números de ponto flutuante. Os cálculos da média aritmética e harmônica são feitos da mesma forma que no exemplo em C++. Os resultados são então exibidos na tela utilizando a função print().

 

Exemplo de Resposta em Pascal

{

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

}
program CalculaMedias;

var
  num1, num2, num3, num4: real;
  mediaAritmetica, mediaHarmonica: real;

begin
  // Solicita ao usuário que insira os números
  write('Digite o primeiro número real: ');
  readln(num1);

  write('Digite o segundo número real: ');
  readln(num2);

  write('Digite o terceiro número real: ');
  readln(num3);

  write('Digite o quarto número real: ');
  readln(num4);

  // Cálculo da média aritmética
  mediaAritmetica := (num1 + num2 + num3 + num4) / 4;

  // Cálculo da média harmônica
  mediaHarmonica := 4 / ((1 / num1) + (1 / num2) + (1 / num3) + (1 / num4));

  // Exibe os resultados
  writeln('Média Aritmética: ', mediaAritmetica);
  writeln('Média Harmônica: ', mediaHarmonica);

end.

Este programa em Pascal faz o mesmo que os exemplos anteriores em C++ e Python. Ele solicita ao usuário que insira os quatro números reais, calcula as médias aritmética e harmônica e exibe os resultados na tela.

 

Exemplo de Resposta em C#

/***************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

****************************************************************************/
using System;

class Program
{
    static void Main()
    {
        // Declaração de variáveis
        double num1, num2, num3, num4;

        // Solicita ao usuário que insira os números
        Console.Write("Digite o primeiro número real: ");
        num1 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());

        Console.Write("Digite o segundo número real: ");
        num2 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());

        Console.Write("Digite o terceiro número real: ");
        num3 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());

        Console.Write("Digite o quarto número real: ");
        num4 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());

        // Cálculo da média aritmética
        double mediaAritmetica = (num1 + num2 + num3 + num4) / 4.0;

        // Cálculo da média harmônica
        double mediaHarmonica = 4.0 / ((1.0 / num1) + (1.0 / num2) + (1.0 / num3) + (1.0 / num4));

        // Exibe os resultados
        Console.WriteLine($"Média Aritmética: {mediaAritmetica}");
        Console.WriteLine($"Média Harmônica: {mediaHarmonica}");
    }
}

Neste programa em C#, os números são lidos do usuário usando Console.ReadLine(), convertidos para double com Convert.ToDouble(), e em seguida, os cálculos da média aritmética e harmônica são realizados da mesma forma que nos exemplos anteriores. Os resultados são exibidos no console usando Console.WriteLine().

 

Exemplo de Resposta em Java

/***************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

****************************************************************************/
import java.util.Scanner;

public class CalculaMedias {
    public static void main(String[] args) {
        // Criação do Scanner para ler entrada do usuário
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        // Declaração de variáveis
        double num1, num2, num3, num4;

        // Solicita ao usuário que insira os números
        System.out.print("Digite o primeiro número real: ");
        num1 = scanner.nextDouble();

        System.out.print("Digite o segundo número real: ");
        num2 = scanner.nextDouble();

        System.out.print("Digite o terceiro número real: ");
        num3 = scanner.nextDouble();

        System.out.print("Digite o quarto número real: ");
        num4 = scanner.nextDouble();

        // Cálculo da média aritmética
        double mediaAritmetica = (num1 + num2 + num3 + num4) / 4.0;

        // Cálculo da média harmônica
        double mediaHarmonica = 4.0 / ((1.0 / num1) + (1.0 / num2) + (1.0 / num3) + (1.0 / num4));

        // Exibe os resultados
        System.out.println("Média Aritmética: " + mediaAritmetica);
        System.out.println("Média Harmônica: " + mediaHarmonica);

        // Fecha o Scanner
        scanner.close();
    }
}

Neste programa em Java, a classe Scanner é utilizada para ler a entrada do usuário. Os números são lidos como valores de ponto flutuante, e os cálculos da média aritmética e harmônica são realizados da mesma forma que nos exemplos anteriores. Os resultados são exibidos no console usando System.out.println(). O Scanner é fechado no final para liberar recursos.

 

Exemplo de Resposta em COBOL

COBOL é uma linguagem de programação procedural e bastante diferente das linguagens modernas como C++, Python, Java, Pascal e C#. COBOL é comumente utilizado em sistemas legados para processamento de dados empresariais. Aqui está um exemplo simples de como você poderia implementar esse programa em COBOL:

IDENTIFICATION DIVISION.
PROGRAM-ID. CalculaMedias.

DATA DIVISION.
WORKING-STORAGE SECTION.
01 NUM1           PIC 9(5)V9(2).
01 NUM2           PIC 9(5)V9(2).
01 NUM3           PIC 9(5)V9(2).
01 NUM4           PIC 9(5)V9(2).
01 MEDIA-ARITMETICA    PIC 9(5)V9(2).
01 MEDIA-HARMONICA     PIC 9(5)V9(2).

PROCEDURE DIVISION.
    DISPLAY "Digite o primeiro número real: ".
    ACCEPT NUM1.

    DISPLAY "Digite o segundo número real: ".
    ACCEPT NUM2.

    DISPLAY "Digite o terceiro número real: ".
    ACCEPT NUM3.

    DISPLAY "Digite o quarto número real: ".
    ACCEPT NUM4.

    COMPUTE MEDIA-ARITMETICA = (NUM1 + NUM2 + NUM3 + NUM4) / 4.

    COMPUTE MEDIA-HARMONICA = 4 / ((1 / NUM1) + (1 / NUM2) + (1 / NUM3) + (1 / NUM4)).

    DISPLAY "Média Aritmética: " MEDIA-ARITMETICA.
    DISPLAY "Média Harmônica: " MEDIA-HARMONICA.

    STOP RUN.

Este código COBOL solicita que o usuário insira quatro números reais, calcula as médias aritmética e harmônica, e exibe os resultados. Vale lembrar que COBOL é uma linguagem mais antiga e possui uma sintaxe única, diferente das linguagens modernas.

 

Beleza pessoal? Espero que tenham gostado.

 

Dúvidas ou sugestões de outras linguagens? Deixe o seu comentário!

 

Um abraço e até o próximo post. Valeu!

  • Publicado por Giovani Da Cruz
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  • 13 de janeiro de 2024

 

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