Fala galera da programação, tudo beleza?
Neste algoritmo temos um pouco mais de dificuldade na parte de lógica. Calcular a média aritmética é simples, é simplesmente somar os valores lidos e dividir pela quantidade de elementos informados, sendo que neste exercício é quatro. Já a média harmônica de um conjunto de números é um pouco mais elaborando, sendo calculada dividindo o número de elementos pela soma dos inversos desses elementos.
Para que quiser saber mais sobre a média harmônica recomendamos a leitura do nosso post que fala especificamente sobre ela.
Dica para o exercício:
/************************************************************************* Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br **************************************************************************/ #include <iostream> #include <cmath> int main() { // Declaração de variáveis double num1, num2, num3, num4; // Solicita ao usuário que insira os números std::cout << "Digite o primeiro número real: "; std::cin >> num1; std::cout << "Digite o segundo número real: "; std::cin >> num2; std::cout << "Digite o terceiro número real: "; std::cin >> num3; std::cout << "Digite o quarto número real: "; std::cin >> num4; // Cálculo da média aritmética double mediaAritmetica = (num1 + num2 + num3 + num4) / 4.0; // Cálculo da média harmônica double mediaHarmonica = 4.0 / ((1.0 / num1) + (1.0 / num2) + (1.0 / num3) + (1.0 / num4)); // Exibe os resultados std::cout << "Média Aritmética: " << mediaAritmetica << std::endl; std::cout << "Média Harmônica: " << mediaHarmonica << std::endl; return 0; }
Neste programa, os números são lidos do usuário, e as médias aritmética e harmônica são calculadas conforme as fórmulas padrão. Note que a média harmônica é calculada utilizando a relação 1/x, onde x é cada um dos números dados. O programa exibe os resultados na tela.
''' Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br ''' # Solicita ao usuário que insira os números num1 = float(input("Digite o primeiro número real: ")) num2 = float(input("Digite o segundo número real: ")) num3 = float(input("Digite o terceiro número real: ")) num4 = float(input("Digite o quarto número real: ")) # Cálculo da média aritmética media_aritmetica = (num1 + num2 + num3 + num4) / 4.0 # Cálculo da média harmônica media_harmonica = 4.0 / ((1.0 / num1) + (1.0 / num2) + (1.0 / num3) + (1.0 / num4)) # Exibe os resultados print(f"Média Aritmética: {media_aritmetica}") print(f"Média Harmônica: {media_harmonica}")
Neste programa em Python, os números são lidos usando a função float(input())
para garantir que os valores inseridos sejam tratados como números de ponto flutuante. Os cálculos da média aritmética e harmônica são feitos da mesma forma que no exemplo em C++. Os resultados são então exibidos na tela utilizando a função print()
.
{ Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br } program CalculaMedias; var num1, num2, num3, num4: real; mediaAritmetica, mediaHarmonica: real; begin // Solicita ao usuário que insira os números write('Digite o primeiro número real: '); readln(num1); write('Digite o segundo número real: '); readln(num2); write('Digite o terceiro número real: '); readln(num3); write('Digite o quarto número real: '); readln(num4); // Cálculo da média aritmética mediaAritmetica := (num1 + num2 + num3 + num4) / 4; // Cálculo da média harmônica mediaHarmonica := 4 / ((1 / num1) + (1 / num2) + (1 / num3) + (1 / num4)); // Exibe os resultados writeln('Média Aritmética: ', mediaAritmetica); writeln('Média Harmônica: ', mediaHarmonica); end.
Este programa em Pascal faz o mesmo que os exemplos anteriores em C++ e Python. Ele solicita ao usuário que insira os quatro números reais, calcula as médias aritmética e harmônica e exibe os resultados na tela.
/*************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br ****************************************************************************/ using System; class Program { static void Main() { // Declaração de variáveis double num1, num2, num3, num4; // Solicita ao usuário que insira os números Console.Write("Digite o primeiro número real: "); num1 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine()); Console.Write("Digite o segundo número real: "); num2 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine()); Console.Write("Digite o terceiro número real: "); num3 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine()); Console.Write("Digite o quarto número real: "); num4 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine()); // Cálculo da média aritmética double mediaAritmetica = (num1 + num2 + num3 + num4) / 4.0; // Cálculo da média harmônica double mediaHarmonica = 4.0 / ((1.0 / num1) + (1.0 / num2) + (1.0 / num3) + (1.0 / num4)); // Exibe os resultados Console.WriteLine($"Média Aritmética: {mediaAritmetica}"); Console.WriteLine($"Média Harmônica: {mediaHarmonica}"); } }
Neste programa em C#, os números são lidos do usuário usando Console.ReadLine()
, convertidos para double
com Convert.ToDouble()
, e em seguida, os cálculos da média aritmética e harmônica são realizados da mesma forma que nos exemplos anteriores. Os resultados são exibidos no console usando Console.WriteLine()
.
/*************************************************************************** Criado pelo Professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br ****************************************************************************/ import java.util.Scanner; public class CalculaMedias { public static void main(String[] args) { // Criação do Scanner para ler entrada do usuário Scanner scanner = new Scanner(System.in); // Declaração de variáveis double num1, num2, num3, num4; // Solicita ao usuário que insira os números System.out.print("Digite o primeiro número real: "); num1 = scanner.nextDouble(); System.out.print("Digite o segundo número real: "); num2 = scanner.nextDouble(); System.out.print("Digite o terceiro número real: "); num3 = scanner.nextDouble(); System.out.print("Digite o quarto número real: "); num4 = scanner.nextDouble(); // Cálculo da média aritmética double mediaAritmetica = (num1 + num2 + num3 + num4) / 4.0; // Cálculo da média harmônica double mediaHarmonica = 4.0 / ((1.0 / num1) + (1.0 / num2) + (1.0 / num3) + (1.0 / num4)); // Exibe os resultados System.out.println("Média Aritmética: " + mediaAritmetica); System.out.println("Média Harmônica: " + mediaHarmonica); // Fecha o Scanner scanner.close(); } }
Neste programa em Java, a classe Scanner
é utilizada para ler a entrada do usuário. Os números são lidos como valores de ponto flutuante, e os cálculos da média aritmética e harmônica são realizados da mesma forma que nos exemplos anteriores. Os resultados são exibidos no console usando System.out.println()
. O Scanner
é fechado no final para liberar recursos.
COBOL é uma linguagem de programação procedural e bastante diferente das linguagens modernas como C++, Python, Java, Pascal e C#. COBOL é comumente utilizado em sistemas legados para processamento de dados empresariais. Aqui está um exemplo simples de como você poderia implementar esse programa em COBOL:
IDENTIFICATION DIVISION. PROGRAM-ID. CalculaMedias. DATA DIVISION. WORKING-STORAGE SECTION. 01 NUM1 PIC 9(5)V9(2). 01 NUM2 PIC 9(5)V9(2). 01 NUM3 PIC 9(5)V9(2). 01 NUM4 PIC 9(5)V9(2). 01 MEDIA-ARITMETICA PIC 9(5)V9(2). 01 MEDIA-HARMONICA PIC 9(5)V9(2). PROCEDURE DIVISION. DISPLAY "Digite o primeiro número real: ". ACCEPT NUM1. DISPLAY "Digite o segundo número real: ". ACCEPT NUM2. DISPLAY "Digite o terceiro número real: ". ACCEPT NUM3. DISPLAY "Digite o quarto número real: ". ACCEPT NUM4. COMPUTE MEDIA-ARITMETICA = (NUM1 + NUM2 + NUM3 + NUM4) / 4. COMPUTE MEDIA-HARMONICA = 4 / ((1 / NUM1) + (1 / NUM2) + (1 / NUM3) + (1 / NUM4)). DISPLAY "Média Aritmética: " MEDIA-ARITMETICA. DISPLAY "Média Harmônica: " MEDIA-HARMONICA. STOP RUN.
Este código COBOL solicita que o usuário insira quatro números reais, calcula as médias aritmética e harmônica, e exibe os resultados. Vale lembrar que COBOL é uma linguagem mais antiga e possui uma sintaxe única, diferente das linguagens modernas.
Beleza pessoal? Espero que tenham gostado.
Dúvidas ou sugestões de outras linguagens? Deixe o seu comentário!
Um abraço e até o próximo post. Valeu!
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