Faça um algoritmo e um programa que receba o raio e calcule o perímetro da circunferência

perímetro da circunferência

Fala galera da programação, tudo beleza?

Continuando com nossos exercícios de algoritmos sequencias, hoje vamos calcular o perímetro de uma circunferência.

 

O que é o perímetro de uma circunferência?

O perímetro do círculo corresponde a medida do contorno da figura, ou seja, o comprimento da circunferência que limita o círculo. Essa medida é calculada através da fórmula abaixo:
perímetro = 2 * pi * raio

 

Então pessoal, para montar nosso algoritmo, vamos precisar solicitar ao usuário que informe o raio do círculo.

Depois precisamos aplicar a fórmula para calcular o perímetro.

Por fim, escrever o resultado na tela.

 

Reposta em Portugol (Portugol Studio)

/*

Criado pelo professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*/

programa
{
    
    // função para retornar o valor de PI
    funcao real pi()
    {
        retorne 3.14		
    }
    
    funcao inicio()
    {
                
        // Lendo o raio
        real raio
        escreva("Qual é o raio da círculo? ")
        leia(raio)

        // Calculando a área - area = raio ao quadrado x pi
        real perimetro = 2 * pi() * raio
        
        escreva("\nO perímetro da circunferência é: ", perimetro)
    }
}

 

Resposta em C++

/*

Criado pelo professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*/
#include <iostream>

// Função para retornar o valor de PI
float pi() {
    return 3.14;
}

int main() {
    // Lendo o raio
    float raio;
    std::cout << "Qual é o raio da circunferência? ";
    std::cin >> raio;

    // Calculando o perímetro - perímetro = 2 * PI * raio
    float perimetro = 2 * pi() * raio;

    std::cout << "O perímetro da circunferência é: " << perimetro << std::endl;

    return 0;
}

Explicação

  1. #include <iostream>: Incluímos a biblioteca iostream para permitir a entrada e saída padrão.
  2. float pi() { return 3.14; }: Definimos uma função pi que retorna o valor de PI (π), que é 3.14, como um número em ponto flutuante (float).
  3. int main() { /* ... */ }: Esta é a função principal onde o programa começa sua execução.
  4. float raio;: Declaramos uma variável raio para armazenar o valor do raio da circunferência, como um número em ponto flutuante (float).
  5. std::cout << "Qual é o raio da circunferência? ";: Usamos std::cout para imprimir a mensagem “Qual é o raio da circunferência?” no console.
  6. std::cin >> raio;: Usamos std::cin para ler o valor inserido pelo usuário e armazená-lo na variável raio.
  7. float perimetro = 2 * pi() * raio;: Calculamos o perímetro da circunferência usando a fórmula matemática perímetro = 2 * PI * raio, onde pi() é a função que retorna o valor de PI e raio é o valor inserido pelo usuário.
  8. std::cout << "O perímetro da circunferência é: " << perimetro << std::endl;: Imprimimos o valor do perímetro no console.
  9. return 0;: Encerramos o programa com um código de retorno de 0, indicando que o programa foi executado com sucesso.

Este código em C++ solicita ao usuário o valor do raio da circunferência, calcula o perímetro com base nesse valor e exibe o resultado no console.

 

Resposta em C#

/*

Criado pelo professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*/
using System;

class Program
{
    // Função para retornar o valor de PI
    static double Pi()
    {
        return 3.14;
    }

    static void Main()
    {
        // Lendo o raio
        Console.Write("Qual é o raio da circunferência? ");
        double raio = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());

        // Calculando o perímetro - perímetro = 2 * PI * raio
        double perimetro = 2 * Pi() * raio;

        Console.WriteLine("O perímetro da circunferência é: " + perimetro);
    }
}

Explicação

  1. using System;: Usamos using System; para incluir o espaço de nomes System, que contém as classes necessárias para entrada/saída padrão e conversão de tipos.
  2. static double Pi() { return 3.14; }: Definimos uma função Pi que retorna o valor de PI (π) como um número em ponto flutuante (double).
  3. static void Main() { /* ... */ }: A função principal onde o programa começa sua execução.
  4. Console.Write("Qual é o raio da circunferência? ");: Usamos Console.Write para imprimir a mensagem “Qual é o raio da circunferência?” no console.
  5. double raio = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());: Usamos Console.ReadLine para ler a entrada do usuário como uma string e, em seguida, usamos Convert.ToDouble para convertê-la em um número em ponto flutuante (double) e armazená-lo na variável raio.
  6. double perimetro = 2 * Pi() * raio;: Calculamos o perímetro da circunferência usando a fórmula perímetro = 2 * PI * raio, onde Pi() é a função que retorna o valor de PI e raio é o valor inserido pelo usuário.
  7. Console.WriteLine("O perímetro da circunferência é: " + perimetro);: Usamos Console.WriteLine para exibir o valor do perímetro no console.

Este código em C# realiza a mesma função que o código C++ anterior, solicitando ao usuário o valor do raio da circunferência, calculando o perímetro com base nesse valor e exibindo o resultado no console.

 

Resposta em Python

'''

Criado pelo professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

'''

import math

# Função para retornar o valor de PI
def pi():
    return 3.14

# Função principal
def main():
    # Lendo o raio
    raio = float(input("Qual é o raio da circunferência? "))

    # Calculando o perímetro - perímetro = 2 * PI * raio
    perimetro = 2 * pi() * raio

    print(f"O perímetro da circunferência é: {perimetro}")

if __name__ == "__main__":
    main()

Explicação

  1. import math: Importamos o módulo math, que nos fornece funções matemáticas, incluindo o valor de PI (π).
  2. def pi():: Definimos uma função pi que retorna o valor de PI (π) como um número em ponto flutuante.
  3. def main():: Definimos a função principal do programa.
  4. raio = float(input("Qual é o raio da circunferência? ")): Usamos a função input para ler a entrada do usuário como uma string, convertemos essa string em um número de ponto flutuante (float) e armazenamos o valor na variável raio.
  5. perimetro = 2 * pi() * raio: Calculamos o perímetro da circunferência usando a fórmula perímetro = 2 * PI * raio, onde pi() é a função que retorna o valor de PI e raio é o valor inserido pelo usuário.
  6. print(f"O perímetro da circunferência é: {perimetro}"): Usamos a função print para exibir o valor do perímetro no console.

Este código em Python realiza a mesma função que os códigos em C++ e C# acima, solicitando ao usuário o valor do raio da circunferência, calculando o perímetro com base nesse valor e exibindo o resultado no console.

Resposta em Pascal / Delphi / Lazarus

Publicamos um post no site Show Delphi com a resposta deste Algoritmo em Pascal

https://showdelphi.com.br/faca-um-algoritmo-e-um-programa-que-receba-o-raio-e-calcule-o-perimetro-da-circunferencia/

 

Beleza pessoal? Espero que tenham gostado.

 

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

 

Um abraço e até o próximos post. Valeu!

 

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 228 views
  • 0 comentarios
  • 23 de agosto de 2023

 

Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Algoritmos Sequenciais

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Crie um algoritmo e um programa que Calculadora de Calcule o Fator de Correção para Empréstimo Consignado
13 de março de 2024
Um loja está está promovendo a venda de um produto que custa R$ 8,00, oferecendo 50% de desconto na segunda unidade. Faça um algoritmo e um programa que leia a quantidade comprada e escreva o valor que deve ser pago pelos produtos.
4 de fevereiro de 2024
Uma loja está praticando uma promoção do tipo leve 3 pague 2. Fazer um algoritmo e um programa que leia a quantidade de itens que o consumidor está comprando e escreva quantos itens ele deve pagar.
4 de fevereiro de 2024
Faça um algoritmo e um programa que leia a quantidade de alunos em uma sala de aula e a quantidade de alunos por grupo, e calcule e escreva quantos grupos serão formados e o resto de alunos que não foram suficientes para formar mais um grupo
25 de janeiro de 2024
Faça um algoritmo e um programa que leia um valor em segundo e e converta esse valor em Horas, Minutos e Segundos
24 de janeiro de 2024
Escreva um algoritmo e um programa que leia 4 números reais e calcule as medias aritmética e harmônica desses valores.
13 de janeiro de 2024
Crie um algoritmo e um programa que leia dois horários (hora, minuto e segundo) e mostre na tela quantos segundos transcorreram entre estes dois horários
10 de janeiro de 2024
Crie um algoritmo e um programa que solicite ao usuário informar dois valores inteiros. Após a digitação, o computador deve calcular o quadrado da diferença do primeiro valor pelo segundo. O resultado desta operação deve ser mostrado na tela.
19 de dezembro de 2023
Crie um algoritmo e um programa que solicite ao usuário digitar dois valores inteiros. Após a digitação, o computador deverá executar a multiplicação destes números e mostrar o resultado na tela do computador
14 de dezembro de 2023
Escreva um algoritmo / programa que leia a idade de uma pessoa e mostre a idade lida
2 de setembro de 2023