Fala galera da programação, tudo beleza?
Continuando com nossos exercícios de algoritmos sequencias, hoje vamos calcular o perímetro de uma circunferência.
Então pessoal, para montar nosso algoritmo, vamos precisar solicitar ao usuário que informe o raio do círculo.
Depois precisamos aplicar a fórmula para calcular o perímetro.
Por fim, escrever o resultado na tela.
/* Criado pelo professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br */ programa { // função para retornar o valor de PI funcao real pi() { retorne 3.14 } funcao inicio() { // Lendo o raio real raio escreva("Qual é o raio da círculo? ") leia(raio) // Calculando a área - area = raio ao quadrado x pi real perimetro = 2 * pi() * raio escreva("\nO perímetro da circunferência é: ", perimetro) } }
/* Criado pelo professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br */ #include <iostream> // Função para retornar o valor de PI float pi() { return 3.14; } int main() { // Lendo o raio float raio; std::cout << "Qual é o raio da circunferência? "; std::cin >> raio; // Calculando o perímetro - perímetro = 2 * PI * raio float perimetro = 2 * pi() * raio; std::cout << "O perímetro da circunferência é: " << perimetro << std::endl; return 0; }
#include <iostream>
: Incluímos a biblioteca iostream
para permitir a entrada e saída padrão.float pi() { return 3.14; }
: Definimos uma função pi
que retorna o valor de PI (π), que é 3.14, como um número em ponto flutuante (float
).int main() { /* ... */ }
: Esta é a função principal onde o programa começa sua execução.float raio;
: Declaramos uma variável raio
para armazenar o valor do raio da circunferência, como um número em ponto flutuante (float
).std::cout << "Qual é o raio da circunferência? ";
: Usamos std::cout
para imprimir a mensagem “Qual é o raio da circunferência?” no console.std::cin >> raio;
: Usamos std::cin
para ler o valor inserido pelo usuário e armazená-lo na variável raio
.float perimetro = 2 * pi() * raio;
: Calculamos o perímetro da circunferência usando a fórmula matemática perímetro = 2 * PI * raio
, onde pi()
é a função que retorna o valor de PI e raio
é o valor inserido pelo usuário.std::cout << "O perímetro da circunferência é: " << perimetro << std::endl;
: Imprimimos o valor do perímetro no console.return 0;
: Encerramos o programa com um código de retorno de 0, indicando que o programa foi executado com sucesso.Este código em C++ solicita ao usuário o valor do raio da circunferência, calcula o perímetro com base nesse valor e exibe o resultado no console.
/* Criado pelo professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br */ using System; class Program { // Função para retornar o valor de PI static double Pi() { return 3.14; } static void Main() { // Lendo o raio Console.Write("Qual é o raio da circunferência? "); double raio = Convert.ToDouble(Console.ReadLine()); // Calculando o perímetro - perímetro = 2 * PI * raio double perimetro = 2 * Pi() * raio; Console.WriteLine("O perímetro da circunferência é: " + perimetro); } }
using System;
: Usamos using System;
para incluir o espaço de nomes System
, que contém as classes necessárias para entrada/saída padrão e conversão de tipos.static double Pi() { return 3.14; }
: Definimos uma função Pi
que retorna o valor de PI (π) como um número em ponto flutuante (double
).static void Main() { /* ... */ }
: A função principal onde o programa começa sua execução.Console.Write("Qual é o raio da circunferência? ");
: Usamos Console.Write
para imprimir a mensagem “Qual é o raio da circunferência?” no console.double raio = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
: Usamos Console.ReadLine
para ler a entrada do usuário como uma string e, em seguida, usamos Convert.ToDouble
para convertê-la em um número em ponto flutuante (double
) e armazená-lo na variável raio
.double perimetro = 2 * Pi() * raio;
: Calculamos o perímetro da circunferência usando a fórmula perímetro = 2 * PI * raio
, onde Pi()
é a função que retorna o valor de PI e raio
é o valor inserido pelo usuário.Console.WriteLine("O perímetro da circunferência é: " + perimetro);
: Usamos Console.WriteLine
para exibir o valor do perímetro no console.Este código em C# realiza a mesma função que o código C++ anterior, solicitando ao usuário o valor do raio da circunferência, calculando o perímetro com base nesse valor e exibindo o resultado no console.
''' Criado pelo professor Giovani Da Cruz https://giovanidacruz.com.br ''' import math # Função para retornar o valor de PI def pi(): return 3.14 # Função principal def main(): # Lendo o raio raio = float(input("Qual é o raio da circunferência? ")) # Calculando o perímetro - perímetro = 2 * PI * raio perimetro = 2 * pi() * raio print(f"O perímetro da circunferência é: {perimetro}") if __name__ == "__main__": main()
import math
: Importamos o módulo math
, que nos fornece funções matemáticas, incluindo o valor de PI (π).def pi():
: Definimos uma função pi
que retorna o valor de PI (π) como um número em ponto flutuante.def main():
: Definimos a função principal do programa.raio = float(input("Qual é o raio da circunferência? "))
: Usamos a função input
para ler a entrada do usuário como uma string, convertemos essa string em um número de ponto flutuante (float
) e armazenamos o valor na variável raio
.perimetro = 2 * pi() * raio
: Calculamos o perímetro da circunferência usando a fórmula perímetro = 2 * PI * raio
, onde pi()
é a função que retorna o valor de PI e raio
é o valor inserido pelo usuário.print(f"O perímetro da circunferência é: {perimetro}")
: Usamos a função print
para exibir o valor do perímetro no console.Este código em Python realiza a mesma função que os códigos em C++ e C# acima, solicitando ao usuário o valor do raio da circunferência, calculando o perímetro com base nesse valor e exibindo o resultado no console.
Publicamos um post no site Show Delphi com a resposta deste Algoritmo em Pascal
Beleza pessoal? Espero que tenham gostado.
Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.
Um abraço e até o próximos post. Valeu!
Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!