Buenas galera da programação, tudo beleza?
Entrada de dados, parece esquisito, mas afinal… o que é uma entrada de dados? Bem, todo programa de computador possui uma entrada de dados, embora nem sempre você perceba. Certamente, você já preencheu algum formulário com seu nome, selecionou a cidade em que reside, ou clicou em algum botão em seu computador. Pois bem, quando o computador pede cada uma dessas informações, foi a forma de entrarmos com dados para dentro do computador.
A entrada de dados é quando uma informação externa do programa é repassada para dentro do programa. Ou seja, é a forma do programa de computador receber uma informação.
Como já dissemos, um programa pode pedir para você informar dados pessoais, selecionar uma opção ou até mesmo permitir que você desenhe uma figura. Cada uma dessas informações é obtida através de um comando da linguagem de programação que utilizamos. No caso do Portugol Studio, ela é obtida através do comando leia. Quando executamos esse comando, o computador que roda o programa sabe que deve obter uma informação que irá para dentro do programa através de uma variável. Por isso, é muito importante que você crie as variáveis com nomes compatíveis com a informação desejada.
Vamos ver alguns exemplos:
1) Suponha que você precise pedir o nome de uma pessoa, você deve criar um programa assim:
A imagem apresenta um programa que inicia com a declaração da variável idade do tipo inteiro. Na sequência é impresso com a função escreva a mensagem “Digite sua idade: “. Após isso, é realizada a leitura da variável idade utilizando a função leia. Ao final do programa é impressa a mensagem “A idade digitada foi:” concatenada com vírgula com a variável idade e com o texto “\n”, usando a função escreva.
Veja que neste segundo exemplo, além de pedirmos a idade, já a exibimos utilizando o comando escreva. Para escrever a variável, basta escrever o nome dela, sem utilizar as aspas.
Exemplo: Utilizando o Portugol Studio, escreva um programa que peça ao usuário para que informe um número inteiro e, na sequência, exiba o número digitado.
Para resolver este problema, vamos começar identificando quais variáveis são necessárias nesse programa? Veja que o enunciado pede apenas um número inteiro. Por isso, vamos criar a variável “numero” do tipo inteiro.
Depois, veja que o enunciado diz que devemos pedir ao usuário para que informe esse número. Para que o usuário saiba o que deve ser digitado, vamos escrever uma mensagem na tela: “Digite um número inteiro: “. E, na sequência, já iremos ler este número do teclado usando a função leia(numero).
Por fim, vamos escrever o número digitado, através do comando escreva.
Uma solução possível para este enunciado é apresentada abaixo:
A imagem apresenta um programa que inicia com a declaração da variável número do tipo inteiro. Na sequência, é impresso o texto “Digite um número inteiro:”, com a função escreva; e é realizada a leitura do valor digitado pelo usuário para a variável numero com a função leia. No final, usando a função escreva, é impressa a mensagem “O número digitado foi:” concatenada com vírgula com a variável numero e com o texto “\n”.
Fácil né? Agora, tente fazer um programa similar que peça para informar uma nota de uma prova. Lembre-se que a nota de prova é composta por número quebrado.
Tente fazer este exercício, estaremos esperando você no próximo post!
Beleza pessoal?
Dúvidas ou Sugestões? Deixe o seu comentário!
Um abraço e até o próximo post. Valeu!
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