5° post – Programação – Entrada de Dados

5° post – Entrada de Dados

Buenas galera da programação, tudo beleza?

Entrada de dados, parece esquisito, mas afinal… o que é uma entrada de dados? Bem, todo programa de computador possui uma entrada de dados, embora nem sempre você perceba. Certamente, você já preencheu algum formulário com seu nome, selecionou a cidade em que reside, ou clicou em algum botão em seu computador. Pois bem, quando o computador pede cada uma dessas informações, foi a forma de entrarmos com dados para dentro do computador.

A entrada de dados é quando uma informação externa do programa é repassada para dentro do programa. Ou seja, é a forma do programa de computador receber uma informação.

Como já dissemos, um programa pode pedir para você informar dados pessoais, selecionar uma opção ou até mesmo permitir que você desenhe uma figura. Cada uma dessas informações é obtida através de um comando da linguagem de programação que utilizamos. No caso do Portugol Studio, ela é obtida através do comando leia. Quando executamos esse comando, o computador que roda o programa sabe que deve obter uma informação que irá para dentro do programa através de uma variável. Por isso, é muito importante que você crie as variáveis com nomes compatíveis com a informação desejada.

 

Vamos ver alguns exemplos:

1) Suponha que você precise pedir o nome de uma pessoa, você deve criar um programa assim:

A imagem apresenta um programa que inicia com a declaração da variável idade do tipo inteiro. Na sequência é impresso com a função escreva a mensagem “Digite sua idade: “. Após isso, é realizada a leitura da variável idade utilizando a função leia. Ao final do programa é impressa a mensagem “A idade digitada foi:” concatenada com vírgula com a variável idade e com o texto “\n”, usando a função escreva.

Veja que neste segundo exemplo, além de pedirmos a idade, já a exibimos utilizando o comando escreva. Para escrever a variável, basta escrever o nome dela, sem utilizar as aspas.

 

Exemplo: Número Digitado

Exemplo: Utilizando o Portugol Studio, escreva um programa que peça ao usuário para que informe um número inteiro e, na sequência, exiba o número digitado.

Para resolver este problema, vamos começar identificando quais variáveis são necessárias nesse programa? Veja que o enunciado pede apenas um número inteiro. Por isso, vamos criar a variável “numero” do tipo inteiro.

Depois, veja que o enunciado diz que devemos pedir ao usuário para que informe esse número. Para que o usuário saiba o que deve ser digitado, vamos escrever uma mensagem na tela: “Digite um número inteiro: “. E, na sequência, já iremos ler este número do teclado usando a função leia(numero).

Por fim, vamos escrever o número digitado, através do comando escreva.

Uma solução possível para este enunciado é apresentada abaixo:

A imagem apresenta um programa que inicia com a declaração da variável número do tipo inteiro. Na sequência, é impresso o texto “Digite um número inteiro:”, com a função escreva; e é realizada a leitura do valor digitado pelo usuário para a variável numero com a função leia.  No final, usando a função escreva, é impressa a mensagem “O número digitado foi:” concatenada com vírgula com a variável numero e com o texto “\n”.

Fácil né? Agora, tente fazer um programa similar que peça para informar uma nota de uma prova. Lembre-se que a nota de prova é composta por número quebrado.

Tente fazer este exercício, estaremos esperando você no próximo post!

 

Beleza pessoal?

Dúvidas ou Sugestões? Deixe o seu comentário!

Um abraço e até o próximo post. Valeu!

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 30 views
  • 0 comentarios
  • 1 de novembro de 2022

 

Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Computação

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Explorando a Tokenização: Uma Abordagem Crucial no Processamento de Dados
4 de abril de 2024
Conheça o GPT: A Revolução da Inteligência Artificial no Processamento de Linguagem Natural
4 de abril de 2024
Qual a diferença entre software livre e software open source?
1 de abril de 2024
A Importância de Protótipos na Área de Desenvolvimento de Software
27 de março de 2024
Para Onde Vão Meus Arquivos Excluídos?
24 de março de 2024
Como Fazer Comentários em Instruções de um Arquivo .BAT
20 de março de 2024
Arquivos .BAT: Uma Janela para a Automação no Windows
19 de março de 2024
Como você se torna um especialista em sistemas?
29 de fevereiro de 2024
A Fascinante Mágica dos GUIDs: Identificadores Únicos no Mundo Digital
31 de janeiro de 2024
O que é análise de coorte?
20 de janeiro de 2024