7° Post – Mensagens de Erro

7° Post – Mensagens de Erro

Fala galera da programação, tudo beleza?

Chegamos ao final da parte teórica do nosso blog, durante todo o trajeto até aqui vimos diversas coisas legais sobre programação e como colocar em prática pelo nosso querido Portugol Studio. Na próxima vamos fazer alguns exercícios para ver se vocês entenderam bem a lógica.

As mensagens de erro, embora odiadas pelos programadores, são as nossas grandes aliadas na construção de programas. Para entender o processo de criação de um programa, é necessário compreender os passos realizados pelo computador.

1°) O programador deve criar o código-fonte

2°) Quando finalizado, realizamos a compilação do programa. Na compilação, é verificado se o programa está escrito corretamente (sem erros de digitação) e se ele funciona (ex: não colocamos uma letra em uma variável inteira).

3°) Caso tudo esteja correto, ele será executado.

 

O Portugol Studio detecta boa parte dos erros cometidos, visando auxiliar o programador e permitir o funcionamento correto do programa. Vamos ver alguns exemplos de mensagens de erros, ok?

1ª) Quando a variável foi escrita de forma incorreta / diferente de como ela foi declarada ou quando ela não é declarada.

Veja na imagem abaixo, que a variável nome foi criada, entretanto quando fomos utilizá-la, a chamamos de name. A ferramenta não sabe detectar que nos equivocamos na digitação, pois pode ser que tenhamos feito propositalmente (que queríamos duas variáveis). Mas, veja que a mensagem auxilia na identificação do problema para que possamos corrigi-lo. Aqui, há duas mensagens: uma indicando que a variável não foi declarada (e isso ocorre na linha 36); e uma que informa que a variável nome não foi inicializada, ou seja, nada foi atribuído a ela durante o programa.

 

2ª) Quando um comando foi escrito incorretamente.

Há vezes que erramos na digitação de um comando. Quando isto ocorre, o comando não é identificado pela ferramenta e por isso ela nos avisa. Cabe a nós, fazer a devida correção na escrita.

 

3ª) Confusão entre linguagens de programação.

Para quem está aprendendo a programar, pode encontrar diversas “metalinguagens” de Portugol. Ou seja, cada professor cria sua linguagem para ensinar os seus alunos. Existem professores que para o sinal de atribuição utilizam o símbolo “<-“, outros uma seta, enquanto aqui no Portugol Studio, utilizamos o “=”. Por isso, não fique chateado se você trocar os símbolos ou comandos quando estiver programando. É super normal.

No caso abaixo, o programador se equivocou ao realizar a atribuição na variável nome. Note que a mensagem informa que este tipo de expressão lógica não faz sentido no código. Também são exibidas outras duas mensagens: uma referente a inicialização da variável e outra sobre a incompatibilidade da variável. Veja, portanto, que as três mensagens se referem a linha 35, mas em nenhum momento ela diz claramente que “você se confundiu ao escrever o comando de atribuição”. Infelizmente não há como detectar todos os equívocos de um cérebro humano. A mensagem te ajudará a localizar um erro, mas a correção caberá a você.

 

4ª) Variável de um tipo sendo usada para outro.

Este erro é bem comum e facilmente identificado pela ferramenta. Veja que a mensagem indica a incompatibilidade entre valor e variável. Agora é só corrigir.

 

Beleza pessoal?

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais de como o mundo da programação funciona!

Dúvidas ou Sugestões? Deixe o seu comentário!

Um abraço e até o próximo post. Valeu!

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 6 views
  • 0 comentarios
  • 1 de novembro de 2022

 

Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Computação

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Explorando a Tokenização: Uma Abordagem Crucial no Processamento de Dados
4 de abril de 2024
Conheça o GPT: A Revolução da Inteligência Artificial no Processamento de Linguagem Natural
4 de abril de 2024
Qual a diferença entre software livre e software open source?
1 de abril de 2024
A Importância de Protótipos na Área de Desenvolvimento de Software
27 de março de 2024
Para Onde Vão Meus Arquivos Excluídos?
24 de março de 2024
Como Fazer Comentários em Instruções de um Arquivo .BAT
20 de março de 2024
Arquivos .BAT: Uma Janela para a Automação no Windows
19 de março de 2024
Como você se torna um especialista em sistemas?
29 de fevereiro de 2024
A Fascinante Mágica dos GUIDs: Identificadores Únicos no Mundo Digital
31 de janeiro de 2024
O que é análise de coorte?
20 de janeiro de 2024