1.0 – Para que servem os banco de dados?

Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje vamos conversar sobre o que são e para que server os banco de dados.

 

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

Figura 2 – Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

Concepção

Em nosso dia a dia, temos a necessidade de armazenar e recuperar dados. São endereços, listas de telefones, dados financeiros, senhas, receitas, enfim, estamos sempre registrando informações em memórias auxiliares. O ideal seria que estes locais pudessem ser seguros, confiáveis e estivessem disponíveis no momento que necessitarmos. Um dado guardado, mas que não é possível recuperar é praticamente tão inútil quanto se não existisse. Assim, há uma grande necessidade de armazenar informações relacionadas entre si, como por exemplo, as fichas de matricula de um aluno que contém informações diversas sobre ele, conforme a figura abaixo:

 

Além de uma forma adequada para definir o armazenamento destas informações, os usuários desejam realizar operações sobre esta coleção de dados, tais como: adicionar novos dados, consultar um determinado subconjunto de dados, atualizar ou modificar a estrutura dos dados e eliminar informações desnecessárias ou que já perderam a validade por um motivo ou outro, de desatualização ou desuso.

Uma solução para este problema foi apresentada com o advento da tecnologia em Bancos de Dados (BD, Database em Inglês). Para que você comece a dominar o tema em estudo apresentamos várias definições, assim um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Os dados são fatos que podem ser gravados e possuem um significado implícito. Assim, considere o exemplo anterior da ficha com dados de um aluno ou uma lista telefônica. Esses dados podem ser armazenados em uma ficha, uma agenda ou em um computador por meio de aplicativos como a Microsoft Excel ou Access. Essas informações têm um significado implícito, formando um banco de dados. Algumas definições mais precisas de Banco de Dados podem ser conhecidas abaixo:

Exemplo de ficha de uma compra

Figura 1 – Exemplo de Ficha de Compra

Além de uma forma adequada para realizar o armazenamento destas informações, as pessoas podem precisar realizar operações sobre esta coleção de dados, tais como: adicionar novos registros, consultar uma determinada informação, atualizar ou modificar a estrutura dos dados e até mesmo eliminar informações desnecessárias ou que já perderam a validade por qualquer motivo.

Uma solução para este problema foi apresentada com o advento da tecnologia em Bancos de Dados (BD, Database em Inglês). Para que você comece a dominar o assunto em estudo vamos apresentar várias definições, assim podemos dizer que um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Os dados são fatos que podem ser gravados e possuem um significado implícito. Assim, considere o exemplo anterior da ficha com dados de uma compra. Esses dados podem ser armazenados em uma ficha, um caderno ou em um computador por meio de aplicativos como a Microsoft Excel ou Access. Essas informações têm um significado implícito, formando um banco de dados. Algumas definições mais precisas de Banco de Dados podem ser conhecidas abaixo:

 

  • Um Banco de Dados é uma coleção logicamente coerente de dados com um determinado significado inerente. Isto significa que um conjunto aleatório de dados não pode ser considerada um Banco de Dados;
  • Um Banco de Dados é projetado, construído e composto por um conjunto de dados para um propósito específico (como no nosso exemplo acima para armazenar um conjunto de informações de alunos). Existe um grupo de usuários ou algumas aplicações preconcebidas onde estes dados serão utilizados;
  • Um Banco de Dados representa aspectos de uma parte restrita do mundo real, denominado de mini mundo. Alterações que ocorra no mini mundo são refletidas em todo o Banco de Dados.

 

Um banco de dados computadorizado é mantido por um grupo de aplicativos chamado de Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD), que é uma coleção de programas que permite ao usuário definir, construir e manipular um Banco de Dados para as mais diversas aplicações. O objetivo principal de um sistema de banco de dados é possibilitar um ambiente que seja adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento de informações.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

Figura 2 – Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

Agora imagine um armário de aço, com várias gavetas, em cada gaveta contém papeis com informações (como a ficha de um funcionário) que estão agrupadas de acordo com seu tipo. O armário no caso é forma de gerenciamento dos dados ali contidos, lá podemos: inserir, excluir, selecionar ou alterar algum documento que ali contenha. Assim podemos pensar que um banco de dados computacional consiste em “levar” os dados deste armário de aço para o computador, porém é necessário seguir algumas regras para que o armazenamento seja mais eficiente.

 

Beleza pessoal?

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais de como o nosso mundo tecnológico funciona!

Dúvidas ou Sugestões? Deixe o seu comentário!

Um abraço e até o próximo post. Valeu!

 

 

  • Publicado por Giovani Da Cruz
  • 0 views
  • 0 comentarios
  • 24 de maio de 2022

 

Está gostando do conteúdo?
Considere pagar um cafezinho para nossa equipe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados a Categoria Banco de Dados

Continue aprendendo

Aumente o seu conhecimento
Aproveitando o Poder da Função OVER no SQL para Análise de Dados
17 de maio de 2024
Recuperando o Último Caractere de um campo Varchar no Firebird SQL
11 de abril de 2024
Jogo da Cobra (Game Snake)
1 de julho de 2023
SQL: ALTER TABLE, como adicionar ON DELETE CASCADE no mesmo comando.
4 de abril de 2023
Como faço para obter o número da semana corrente em SQL?
1 de abril de 2023
Microsoft Access
21 de novembro de 2022
Informix – Banco de Dados
21 de novembro de 2022
DB2 – Banco de Dados
21 de novembro de 2022
SQLite – Banco de Dados
21 de novembro de 2022
Oracle
21 de novembro de 2022