Primeiro programa em Delphi

Olá galera, tudo certo?

No post de hoje vamos fazer o nosso primeiro programa em Delphi, ele vai ser feito na IDE Lazarus abaixo tem o link para download da IDE 👇🏻

https://sourceforge.net/projects/lazarus/

Após terem baixado o programa, vamos abrir ele e começar a criar nosso primeiro projeto.

Assim que aberto, vocês vão ir até o canto superior esquerdo e clicar em novo…

Na sequência, vamos clicar em aplicação e depois em ok:

Assim que tiver pronto, você vai abrir o Form, clicando fn+f12 do teclado, a IDE intercala entre o código e o painel do Form.

1 – Começamos inserindo um Label (Legenda) e um Botão de Comando no formulário, de uma das duas maneiras:
a) Dando um duplo clique na barra de ferramentas no controle desejado;
b) Selecionar o controle e dar um clique no formulário.
2 – Ao passar o ponteiro do mouse sobre o controle, nos será mostrado o seu nome e tipo.

 

ADAPTAR AS PROPRIEDADES DOS OBJETOS
Para alterar as propriedades de um objeto, ele tem que estar selecionado (com os oito pontos  dimensionadores visíveis), depois procurar o nome da propriedade a ser alterada, na janela Object Inspector, e selecionar (no caso de valores padrão) o seu valor, ou então escrever um novo valor.
1 – Dimensione o formulário da seguinte maneira:
Selecionar a propriedade Height, e atribuir a ela o valor de 150.

Selecionar a propriedade Width e dar o valor de 180.

Estes números correspondem a Pixels, que são os pontos do monitor. Sendo o tamanho do objeto no monitor dependente da resolução de vídeo utilizada pelo computador. Altere também as propriedades Name e Caption. A propriedade Name é a identificação do Objeto no código da aplicação, pode ser de qualquer tamanho mas só são considerados os primeiros 255 caracteres, deve começar com uma letra ou uma sublinha (_) não pode conter espaço, e após o primeiro caractere são permitidos números, letras (não portuguesas) ou sublinha.
A propriedade Caption é a palavra que aparecerá como título da janela, com até 255 caracteres.

Após você alterar estas quatro propriedades (Caption, Height, Name e Width) do formulário, ele estará assim (Eu aumentei o tamanho para vocês poderem ver certinho):

Agora, altere as propriedades do TLabel e do TButton. O caractere & quando utilizado na propriedade Caption de Botões irá sublinhar o caracter seguinte a ele, identificando-o como atalho para o Windows.

Botão                                                                        Label

Após alterarmos a propriedade Caption do controle Label este ficará pequeno, pois a propriedade AutoSize é True, ou seja, o tamanho do Label estará sempre de acordo com o conteúdo de Caption.

ESCREVER O CÓDIGO PARA OS EVENTOS ASSOCIADOS.
O código é escrito na janela Code editor, para acessá-la, selecione o botão Iniciar e na janela Object Inspector, chame a divisória Events dando um duplo clique na parte direita da linha que contém o evento OnClick – a rotina escrita para este evento, será executada quando o botão Iniciar for clicado.

Assim que clicar, vai abrir a tela do code com a seguinte informação:

Nesta janela observamos o nome da procedure, identificando qual o objeto e o evento que dará início à execução do código, e onde está localizado este objeto. O parâmetro Sender informa ao Delphi qual componente recebeu o evento que chamou a execução deste procedimento.

Todas as instruções a serem executadas por um procedimento devem estar entre as palavras reservadas Begin e End.
O Code Editor também pode ser acessado dando-se um duplo clique no objeto que se quer criar um código. Cada objeto tem um evento que é mais comumente utilizado, e é com este evento que o delphi iniciará o Code Editor quando acessado desta forma, isto não impede que criemos outros códigos utilizando mais de um evento para o mesmo componente.

O nosso projeto de Início, mostrará uma mensagem no Label (objeto) com um Click (evento) no Botão “Iniciar” (objeto). Ou seja, iremos alterar a propriedade Caption de lblMensagem, esta propriedade contém o que será mostrado ao usuário.
Atribuímos valores a uma propriedade de objeto seguindo o padrão:

objeto + . + propriedade + := + valor da propriedade;

Abra o Code Editor para o botão de comando e digite o código conforme a figura a seguir.
Repare que ao digitar o ponto após LblMensagem, e aguardar alguns instantes, o Delphi exibirá uma lista de propriedades e métodos do controle Label.

Clique sobre o botão Run da barra de ferramentas ( ) para que o Delphi compile e execute o projeto. Em seguida, selecione o botão Iniciar para ver o resultado.

Caso apareça alguma coisa, basta clicar na primeira opção.

Por fim, ele deve aparecer assim:

 

Espero que tenham entendido e conseguido fazer, até a próxima! Valeu.

  • Publicado por Giovani Da Cruz
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  • 23 de novembro de 2022

 

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