Crie um algoritmo e um programa que solicite ao usuário digitar um número inteiro. Após a digitação, o computador deverá mostrar na tela uma mensagem informando se o número é positivo ou negativo. O número positivo é o número maior ou igual a zero. O número negativo é o número menor que zero.

algoritmos exercícios giovani

Fala galera da programação, tudo beleza?

No exercício de hoje testar se um número informado é positivo ou negativo.

Exemplo: Caso o usuário informar o número 38, deverá ser exibido na tela a mensagem “38 é um número positivo”.  Se o usuário informar o número -13, deverá ser mostrado na tela a mensagem “-13 é um número negativo”

Este é um exercício bacana para aprendermos mais sobre os Comandos Condicionais Simples e com ele temos várias oportunidades de aprendizado, incluindo:

  1. Entrada de dados do usuário: Como solicitar e ler entradas do usuário em diferentes linguagens de programação.
  2. Uso de condicionais: Como utilizar instruções condicionais para tomar decisões com base nas entradas do usuário.
  3. Manipulação de números inteiros: Como lidar com números inteiros e realizar comparações entre eles.
  4. Saída de mensagens: Como exibir mensagens informativas para o usuário com base nas condições estabelecidas.
  5. Variedade de linguagens de programação: A prática de resolver o mesmo problema em várias linguagens ajuda a entender as diferenças e semelhanças entre elas.
  6. Prática em diferentes linguagens: Este exercício proporciona uma oportunidade para praticar habilidades de programação em várias linguagens populares, como C++, C#, Java, Python, Rust, entre outras.
  7. Padrões de sintaxe: Ajuda a entender a sintaxe específica de cada linguagem de programação e como escrever código eficaz em cada uma delas.
  8. Boas práticas de programação: Reforça o uso de boas práticas de programação, como modularização, legibilidade e tratamento de erros.
  9. Adaptação de soluções: Capacidade de adaptar uma solução para um problema específico em diferentes ambientes de desenvolvimento.
  10. Resolução de problemas: Desenvolve habilidades gerais de resolução de problemas ao abordar e resolver um problema específico de forma eficiente e eficaz.

Beleza pessoal? Vamos aos códigos!

 

Exemplo em C++

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
#include <iostream>

using namespace std;

int main() {
    int numero;

    // Solicita ao usuário digitar um número inteiro
    cout << "Digite um numero inteiro: ";
    cin >> numero;

    // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha
    cout << numero << " e um numero ";
    if (numero >= 0) {
        cout << "positivo." << endl;
    } else {
        cout << "negativo." << endl;
    }

    return 0;
}

 

Neste código, se o número digitado for maior ou igual a zero, ele será considerado positivo e a mensagem correspondente será exibida. Caso contrário, se for menor que zero, será considerado negativo e a mensagem correspondente será exibida

 

Exemplo em C

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
#include <stdio.h>

int main() {
    int numero;

    // Solicita ao usuário digitar um número inteiro
    printf("Digite um numero inteiro: ");
    scanf("%d", &numero);

    // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha
    printf("%d e um numero ", numero);
    if (numero >= 0) {
        printf("positivo.\n");
    } else {
        printf("negativo.\n");
    }

    return 0;
}

 

Este código em C faz exatamente a mesma coisa que o código em C++, fornecendo apenas duas opções, positivo ou negativo, dependendo do número inserido pelo usuário, sendo que usamos printf para exibir mensagens na tela e scanf para receber a entrada do usuário.

 

Exemplo em Pascal

{

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

}
program VerificaNumero;

var
  numero: integer;

begin
  // Solicita ao usuário digitar um número inteiro
  writeln('Digite um numero inteiro: ');
  readln(numero);

  // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha
  write(numero, ' e um numero ');
  if numero >= 0 then
    writeln('positivo.')
  else
    writeln('negativo.');
end.

Neste programa em Pascal, usamos writeln para exibir mensagens na tela e readln para receber a entrada do usuário. A lógica da estrutura condicional if é semelhante à usada nos exemplos em C e C++.

 

Exemplo em Python

'''

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

'''
# Solicita ao usuário digitar um número inteiro
numero = int(input("Digite um numero inteiro: "))

# Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha
print(numero, "é um número", "positivo." if numero >= 0 else "negativo.")

Neste programa em Python, usamos input para receber a entrada do usuário e int() para converter a entrada para um número inteiro. Em seguida, usamos uma estrutura condicional if para verificar se o número lido é ou não positivo. Dependendo do resultado, exibimos a mensagem apropriada usando print.

 

Exemplo em C# / C Sharp

 

Neste programa em C#, usamos Console.Write para solicitar que o usuário digite um número e Console.ReadLine para ler a entrada do usuário. Em seguida, convertemos a entrada para um número inteiro usando Convert.ToInt32. Depois, usamos uma estrutura condicional if para verificar se é ou não positivo. Dependendo do resultado, exibimos a mensagem apropriada usando Console.WriteLine.

 

Exemplo em Java

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
import java.util.Scanner;

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);

        // Solicita ao usuário digitar um número inteiro
        System.out.println("Digite um número inteiro: ");
        int numero = scanner.nextInt();

        // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha
        System.out.print(numero + " é um número ");
        if (numero >= 0) {
            System.out.println("positivo.");
        } else {
            System.out.println("negativo.");
        }

        scanner.close();
    }
}

 

Neste programa em Java, usamos a classe Scanner para receber a entrada do usuário. O programa solicitará ao usuário digitar um número inteiro, verificará se é positivo ou negativo e imprimirá a mensagem correspondente. O programa exibirá a mensagem apropriada usando System.out.println. Por fim, fechamos o objeto Scanner para liberar os recursos.

 

Exemplo em Rust

/******************************************************************************

Criado pelo Professor Giovani Da Cruz
https://giovanidacruz.com.br

*******************************************************************************/
use std::io;

fn main() {
    // Solicita ao usuário digitar um número inteiro
    println!("Digite um número inteiro: ");
    
    let mut numero = String::new();
    io::stdin().read_line(&mut numero).expect("Falha ao ler linha");
    let numero: i32 = numero.trim().parse().expect("Por favor, digite um número inteiro válido");

    // Verifica se o número é positivo ou negativo e mostra na mesma linha
    print!("{} é um número ", numero);
    if numero >= 0 {
        println!("positivo.");
    } else {
        println!("negativo.");
    }
}

Este programa em Rust solicitará ao usuário digitar um número inteiro, verificará se é positivo ou negativo e imprimirá a mensagem correspondente. Sendo que usamos a macro println! para exibir uma mensagem na tela solicitando ao usuário que digite um número. A lógica da estrutura condicional if é semelhante à usada nos demais exemplos. Dependendo do resultado, exibimos a mensagem apropriada usando println!.

 

Beleza pessoal? No geral este exercício foi uma introdução valiosa para os conceitos fundamentais de programação e pode ajudar você a construir uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas no futuro.

 

Dúvidas ou sugestões de mais linguagens? Deixe o seu comentário!

 

Um abraço e até o próximo post. Valeu!

  • Publicado por Giovani Da Cruz
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  • 0 comentarios
  • 7 de fevereiro de 2024

 

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